EQST

Como Se D O Processo De Acumulaço De Capital Cultural?

Como se dá o processo de acumulação de capital cultural?

Resposta: A acumulação dessa forma de capital cultural demanda que sua incorporação seja feita mediante um trabalho de inculcação e assimilação. A internalização exige investimentos de longa duração para tornar essa forma de capital parte integrante da pessoa (habitus).

Como a escola transmite o capital cultural?

A reprodução da estrutura da distribuição do 'capital cultural' se opera na relação entre as estratégias das famílias e a lógica específica da instituição escolar que outorga, sob a forma de 'credenciais', ao capital cultural detido pela família, suas propriedades de posição.

Como Pierre Bourdieu?

Pierre Bourdieu foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. Filósofo por formação, desenvolveu importantes trabalhos de etnologia, no campo da antropologia, e conceitos de profunda relevância no campo da sociologia, como habitus, campo e capital social.

Qual a importância do capital cultural?

O conceito de capital cultural tem sua importância por desvelar as desigualdades sociais e a imposição arbitrária do que é ou não valorizado na sociedade no processo de manutenção das desigualdades sociais. Nesse sentido, o conceito torna-se um instrumental sociológico importante para o questionamento do status quo.

O que é cultura para Bourdieu?

A palavra cultura, para Bourdieu, aparece como indissociável dos efeitos da dominação simbólica e terá um lugar importante em sua obra como elemento de luta entre os sujeitos nos diferentes campos pela demarcação de posições sociais distintas.

Qual o grande problema apontado por Bourdieu ao estudar sobre capital cultural?

Bourdieu questiona frontalmente a neutralidade da escola e do conhecimento escolar, argumentando que o que essa instituição representa e cobra dos alunos são, basicamente, os gostos, as crenças, as posturas e os valores dos grupos dominantes, dissimuladamente apresentados como cultura universal.

São exemplos de capitais utilizados nas análises de Bourdieu?

Por recursos ou poderes, Bourdieu entende mais especificamente o capital econômico (renda, salários, imóveis), o capital cultural (saberes e conhecimentos reconhecidos por diplomas e títulos), o capital social (relações sociais que podem ser revertidas em capital, relações que podem ser capitalizadas) e por fim, mas ...

O que é espaço social para Bourdieu?

Segundo Pierre Bourdieu, as distâncias espaciais entre os diferentes grupos pertencentes a esses marcadores expressam as distâncias sociais. ... Ainda de acordo com esse sociólogo, o espaço social é o lugar onde as identidades individuais são desenvolvidas.

O que é um campo científico?

Os campos científicos são locais que implicam em tendências, não se orientando ao acaso, mas sim onde são travadas as lutas simbólicas em função do capital. A ciência é um jogo de busca por monopólios e autoridade, que trava sempre uma luta de interesses e força.

Como o sistema escolar sustenta a desigualdade?

O sistema escolar sustenta desigualdade, pois ensina os conceitos e teorias que pertencem a classe dominante. O ensino da classe dominante é visto como não estimulador, pois o aluno aprende assuntos que não agregam conhecimento ao grupo social ao qual ele está anexado.

Quais foram as contribuições de Pierre Bourdieu?

Crítico dos mecanismos de reprodução das desigualdades sociais, Pierre Bourdieu destaca em sua obra os condicionamentos materiais e simbólicos que agem sobre nós (sociedade e indivíduos) numa complexa relação de interdependência.