Significado de Cunhar verbo transitivo direto Imprimir o cunho em; colocar marca própria em: cunhar selos. Tornar metal em moeda; amoedar: cunhar moedas. ... [Figurado] Tornar evidente, saliente, notável; evidenciar: cunhar amizades.
cunha [ es - latam ] Você sabe como se pronuncia cunha?
amoedado
Podemos distinguir três grandes métodos principais no processo de cunhagem de moedas ao longo da História:
Cunhagem é o processo pelo qual as moedas passam para serem gravadas. Consiste em promover a estampagem de um desenho em uma, ou ambas, as faces de uma moeda, utilizando para tanto um cunho.
níquel
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego destes metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos, que expressassem a fé e a cultura popular.
Os primeiros metais a serem usados na cunhagem das moedas foram o Ouro e a Prata, por serem materiais imunes á corrosão, de extrema beleza, raridade e também devido a factores religiosos. Este tipo de cunhagem manteve-se por muitos séculos sendo as moedas uma garantia devido ao seu valor intrínseco.
A Moeda Antiga As moedas antigas usadas nas semi-joias são moedas dos anos de 1820~1850, o material que é formado é uma liga de bronze e aluminio que quando trabalhado fica na cor de ouro amarelo 18k naturalmente.
As primeiras moedas foram mercadorias e deveriam ser suficientemente raras, para que tivessem valor, e, como já foi dito, ter aceitação comum e geral. Elas tinham, então, essencialmente valor de uso; e como esse valor de uso era comum e geral elas tinham, consequentemente, valor de troca).
Define-se moeda como um bem que combina três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Um objeto funciona como um meio de troca quando é aceito como pagamento por outros bens e serviços.
Resumindo as três funções, temos:
A moeda portuguesa, o real, foi usada no Brasil durante todo o Período Colonial. Assim, tudo se contava em réis - plural popular de real. O dinheiro vinha de Portugal, mas sua origem verdadeira era a Espanha, muito mais rica em reservas metálicas devido à maior abundância de ouro e prata em seu império.
Em eliminou-se os centavos. Já em alterou-se novamente a moeda criando-se o Cruzeiro Novo (NCr$) cortando 3 (três) zeros da moeda anterior e retornado-se com os centavos. Mas em cria-se novamente o Cruzeiro (Cr$) com o valor da nova moeda equivalente ao da anterior.
Cunhagem, Valor: