Pentear o cabelo cacheado pode parecer um ato simples, mas…...5 dicas MARAVILHOSAS para pentear o cabelo corretamente:
As crespas e cacheadas podem pentear os cabelos ainda úmidos Se você é crespa ou cacheada, a situação muda um pouco, já que pentear os fios secos irá desmanchar os seus cachinhos.
No entanto, desembaraçar o cabelo cacheado não é tão simples quanto fazê-lo em fios lisos ou ondulados: o processo requer um pouco mais de cuidado. A melhor hora para penteá-los é no banho, depois de lavar com shampoo e durante o tempo de ação do condicionador ou do creme de tratamento.
A seguir, confira:
Evite friccionar ou esfregar intensamente os dedos ou unhas no couro cabeludo quando lavar o cabelo cacheado. O recomendado é fazer movimentos circulares e suaves concentrados na raiz capilar, deixando o shampoo e a espuma escorrerem suavemente pelo comprimento.
Se você é do tipo que lava o cabelo todos os dias, é hora de mudar! Quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e volumoso, duas vezes por semana são suficientes para não danificar os fios.
Como deixar os cachos soltos e com movimento? Vem conferir!
“Você pode lavá-lo quantas vezes quiser. Contudo, deve passar xampu não mais do que três vezes por semana”, explica o profissional. Ele recomenda condicionar seu cabelo primeiro, antes de lavar com um xampu para cabelos tingidos – eles costumam ser mais suaves e ajudam a preservar a cor por mais tempo.
“Lavar poucas vezes o cabelo pode até deixar o aspecto das mechas mais bonito, pois retira menos da oleosidade natural que as nutri. Porém, essa camada protetora de óleo pode ser reposta durante o banho com máscaras e condicionadores. O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana”, finaliza Marcela.
Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.
“Não existe uma necessidade de lavar os fios diariamente, inclusive isso pode trazer alguns benefícios ao cabelo”, garante. Se os fios não ficam com aspecto ensebado, é possível lavar uma vez por semana, sem problema algum. “Tudo depende do seu tipo de cabelo.
“Uma pessoa que lava o cabelo todos os dias e sempre com água quente, agride os fios e o couro cabeludo, podendo levar ao ressecamento e também à descamação da pele”, explica o especialista. Portanto, na hora da higienização, o ideal é deixar a água na temperatura de morna a fria.
Para quem gosta e precisa de fazê-lo, uma coisa primordial é lembrar que molhar não é lavar. Molhar os cachos é retirar o creme leave-in ou de pentear do dia anterior em água corrente fria, enxaguando bem até a água sair limpinha dos fios. Daí, você seca bem os fios e reaplica o seu creme para pentear ou leave-in.
Quando o tempo esquenta muito, ainda mais durante um período prolongado, a vontade é de lavar os cabelos todos os dias. ... Mas a lavagem diária pode prejudicar os seus fios, ainda mais para quem tem cabelo cacheado. Confira as dicas para finalizar os cachos da melhor forma e ter um day after mais duradouro!
Especialistas nessa área concordam que lavar o cabelo todos os dias é um hábito saudável, já que remove sujeira, secreções e descamações do próprio couro cabeludo. Além disso, também mantém o cabelo livre de terra, poeira, odores, gel de cabelo e resíduos que estão no ambiente e que o cabelo absorve facilmente.
Ao lavar e aplicar o xampu no cabelo, massageie gentilmente o couro cabeludo, sem usar as unhas. Isso estimula a circulação no couro cabeludo, o que é vital para o crescimento dos fios.
A especialista explica que exceder o limite de uma lavagem diária não é aconselhável. "Mesmo que se aplique um shampoo adequado para o tipo de cabelo, o couro cabeludo precisa de, pelo menos, 24 horas para que esteja completamente seco.
Isso evita que as escamas dos fios se abram e que o produto da escova progressiva seja retirado. Evite shampoo anti-resíduo. Seu uso acelera a retirada da química dos fios, fazendo que a escova dure menos que o previsto. Pode lavar os cabelos diariamente sem comprometer o resultado.
Para ele, o ideal é lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, dando um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra.
Conheça algumas dicas de lavagem, hidratação, cuidados e produtos que ajudam a progressiva durar
Ficar de molho da piscina é ótimo, especialmente nos dias quentes. Entretanto, se você tiver escova progressiva nos fios, evita molhar os cabelos. O contato com o cloro ou com o ozônio desgasta muito a escova. O contato com a água salgada também é prejudicial para o efeito liso, mas não tem nada a ver com o sal.
Dependendo do fabricante do produto, é preciso ficar um, dois ou três dias sem lavar os fios. Também têm aquelas que exigem que fique três dias antes e três dias depois sem lavar para que o produto tenha uma ação melhor. Tudo isso deve ser orientado pelo profissional que vai realizar o procedimento.
Dormir com o cabelo com progressiva molhado pode danificar a estrutura dos fios, que ficam elásticos e quebram com mais facilidade. Antes de dormir, opte por, pelo menos, tirar o excesso de umidade dos fios com o secador.
-> Após a escova progressiva ser feita, é preciso ficar três dias sem lavar e prender os fios: Hoje em dia já existem algumas espécies de escovas progressivas que fazem essas exigências, e algumas inclusive permitem que os cabelos sejam lavados no dia seguinte.