Desde 1896 (Atenas) até 2008 (Beijing) foram realizadas 26 edições dos Jogos Olímpicos. O basquetebol masculino, oficialmente incluído no programa olímpico em 1936, teve 17 edições. O Brasil participou de 13 delas ( a primeira em 1936 e a última em 1996, não disputando em 1976, 2000, 2004 e 2008).
Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
Quem foi Afrânio da Costa, 1º medalhista olímpico do Brasil Há exatos 100 anos, Afrânio da Costa fazia história.
A primeira medalha do Brasil foi conquistada logo no primeiro dia de competições. Felipe Wu obteve a medalha de prata no tiro esportivo. Já a primeira medalha de ouro do Brasil foi conquistada no terceiro dia de competições, pela judoca Rafaela Silva.
Nos Jogos Olímpicos de 1900, na França, Charlotte Cooper colocou o nome na história ao ganhar duas medalhas no tênis e se tornar a primeira mulher campeã.
Em 1932 foi organizado o primeiro Jogos Femininos Mundiais. Por ter feito um enorme sucesso de público, os Jogos Femininos acabaram chamando a atenção do COI, que em 1936 começou a considerar as mulheres oficialmente como atletas olímpicas. Ufa!
Nos Jogos Olímpicos, o Brasil possui quatro medalhas: duas de ouro conquistadas em Pequim (2008) e Londres (2012) e duas de bronze conquistadas em Atlanta (1996) e Sydney (2000).
O brasileiro Emanuel Rego conquistou medalhas em três olimpíadas seguidas, uma de ouro em 2004, uma de bronze em 2008 e uma de prata em 2012.
Brasil, Japão e União Soviética são as únicas nações que conquistaram o ouro tanto no masculino quanto no feminino. O Brasil ainda é o único país que possui o ouro tanto no voleibol masculino e feminino de quadra quanto no voleibol masculino e feminino de praia.
O vôlei de praia é o único esporte em o Brasil está consagrado como maior potência olímpica em número de medalhas. O esporte só estreou nos Jogos em Atlanta 1996 e, depois de 20 anos, os brasileiros lideram o número de medalhas com 13 pódios.
Quadro de Medalhas
Jogos Olímpicos
Michael Fred Phelps II (Baltimore, 30 de junho de 1985) é um nadador profissional americano aposentado, conquistou trinta e sete recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (oito) olímpicas em uma única edição, feito este realizado nos Jogos de Pequim, na China, em agosto de 2008.
Resposta. Resposta: Os Estados Unidos ganharam as suas primeiras medalhas no vôlei nos jogos de Los Angeles: uma de ouro na competição masculina e uma de prata na feminina.
Com as 301 medalhas no total, o país está na 19ª colocação do quadro de medalhas baseado na quantidade geral de pódios. Se for contabilizado o quadro de medalhas com base nas conquistas de ouro, como é feito em cada edição do evento para efeito de desempate, o Brasil ocupa o 23º posto mundial.
Torben Grael – vela: dois ouros, uma prata e dois bronzes.
MARK SPITZ
Desse total, sete foram de ouro, seis foram prata e seis foram de bronze....Lista: Atletas brasileiros que ganharam ouro na Olimpíada Rio...
Confira o cronograma:
O outro ouro feminino do Brasil veio com uma modalidade que o país tem tradição de ganhar medalhas: a vela. Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o primeiro lugar na classe 49erFX. Após um ano, a maré de conquistas continua cheia. As brasileiras foram campeãs em todas as regatas disputadas este ano.
O torneio masculino de futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 ocorreu entre 4 e 20 de agosto....Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 - Masculino.
Rio 2016
Mais informações. A medalha de ouro de Thiago Braz levou o Brasil do 32º para o 16º lugar no quadro de medalhas com duas de ouro (Rafaela Silva e Thiago Braz), três de prata (Felipe Wu, Diego Hypolito e Arthur Zanetti) e quatro de bronze (Mayra Aguiar, Rafael Baby, Arthur Nory e Poliana Okimoto), nove no total.
Na história dos Jogos Olímpicos de Verão, o Brasil tem no total 127 medalhas olímpicas: são 30 de ouro, 37 de prata e 60 de bronze. Nas últimas Olimpíadas do Rio 2016, a delegação brasileira conquistou 19 medalhas, o maior número em uma edição dos jogos olímpicos.
O feito de Isaquias não se restringe ao Brasil. Ele também se transformava no único atleta a ganhar três medalhas na canoa numa única edição dos Jogos - outros atletas conseguiram três medalhas, mas em provas de canoa e caiaque. Isaquias sonhava com o ouro, mas a prata não causou decepção.