Eles têm dois pares de brânquias, de 60 a 90 tentáculos com secreções adesivas, já que não tem ventosas. Coleoidea são as lulas, polvos e sépias. Os animais têm oito braços e dois tentáculos com ventosas e tem bico córneos para segurar as presas.
A descoberta indica que o mecanismo de defesa usado por cefalópodes – como sépias, polvos e lulas – que consiste na liberação de tinta para confundir e assustar seus predadores, é a mesma desde o período Jurássico (compreendido entre 199 milhões e 145 milhões de anos atrás).
Resposta. Os cefalópodes são ágeis na sua locomoção e confudem o predador soltando tinta como a lula ai ele foge.
Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de mudar a sua cor (camuflagem, através dos cromatóforos), e autotomia de seus braços. ... Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso.
Cefalópodes – Wikipédia, a enciclopédia livre.
ambiente marinho
Resposta. Os cefalópodes são moluscos como o polvo, a lula, a siba e o náutilo. Tem esse nome porque tem tentáculos presos a cabeça.
Conchas de moluscos bivalves. Os moluscos também possuem características específicas de acordo com o meio em que vivem: Moluscos terrestres, como o caramujo e a lesma, secretam da região dos pés uma substância escorregadia chamada de muco, que facilita o deslizamento, principal forma de locomoção desses organismos.
Os moluscos que possuem concha externa como o caramujo são denominados gastrópodes, e a possuem para se proteger de predadores e usá-las como casas. ... A característica geral dos moluscos é que são celomados, dióicos e não vivem sem água. Se vivem em ambiente terrestre, é por causa da alta umidade do solo.
A respiração dos moluscos é diferente em cada grupo. Nas espécies aquáticas, a respiração por brânquias é observada. Nas terrestres, a cavidade do manto funciona como um pulmão rudimentar que garante as trocas gasosas.
As lesmas são moluscos gastrópodes da sub-ordem Stylommatophora, que andam sobre o abdômen e que possuem respiração cutânea. Distinguem-se dos restantes gastrópodes, em particular dos caracóis, pela inexistência de concha externa proeminente.
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").
A ecdise dura em torno de 5 a 7 dias e durante esse período a serpente fica mais vulnerável aos predadores pois sua visão fica prejudicada devido ao acúmulo de fluidos entre a pele nova e antiga.
O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.