Para quem não sabe o que são aulas remotas, trata-se basicamente de todo conteúdo produzido e disponibilizado online, acompanhado das aulas virtuais ministradas em tempo real pelo professor responsável por aquela disciplina. E isso deve acontecer sempre seguindo cronogramas adaptáveis do plano de ensino tradicional.
Pense em atividades que sejam fáceis e com materiais já disponíveis em casa. Também é importante lembrar que a rotina dos pais e dos alunos não é a mesma da escola. Os responsáveis precisam trabalhar, administrar a casa e os filhos.
O esquema de aulas remotas trouxe desafios, especialmente para educadores que trabalham com turmas de alfabetização, onde as intervenções e os trabalhos em grupo são fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.
“A criança está em desenvolvimento e aprende o tempo todo, logo a alfabetização pode prosseguir em casa com o auxílio da família. Mesmo distante, o professor pode propor e indicar atividades, materiais, jogos e brincadeiras que darão continuidade ao processo de alfabetização”, pontua.
Se considerarmos que a alfabetização é um processo que acontece a vida toda, a resposta é sim. Se acontece a vida toda, acontecerá também na pandemia, também a distância, em toda e qualquer circunstância…
Faça exploração de palavras com a janelinha (é um recurso para ensinar a ler e escrever que você pode ver aqui), retire objetos de um saco, para que as crianças escrevam o nome, faça leitura de bons livros, explorando a capa, fazendo perguntas de inferência, de compreensão.
Os pais podem estimular isso de várias formas: pendurar letras do alfabeto formando o nome na porta do quarto, pedir para a criança assinar o nome no desenho que fez, ou então colocar ímãs de letras na geladeira para ela brincar.
A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita. Essa organização é importante para que ela possa aprender a letra cursiva.
5 desafios da alfabetização no Brasil
Dicas de como melhorar a alfabetização na escola
Com vivências, bagagem cultural e alguma passagem pela escola, 27% das pessoas com mais de 15 anos têm analfabetismo funcional. Isso significa que 1 a cada 4 adultos, principalmente idosos, conhecem as letras e os números, mas não conseguem interpretar textos e fazer operações matemáticas básicas.
Desafios da Alfabetização: Ensinar a ler e escrever
Dentre as dificuldades mais conhecidas e recorrentes em sala de aula estão: A dislexia que se trata da dificuldade na escrita e na leitura, é um atraso de ambas. Em tempo que é esperado o educando saber e ainda não o atinja e os demais alunos da turma tendo avançado sua etapa em alfabetização.
Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e ...
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas inseparáveis do contrario: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o individuo se tornasse ao mesmo tempo alfabetizado e letrado.
Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento. Não pare agora...
Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. ... Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever.
É papel do professor alfabetizar a criança dentro de um contexto, através de práticas de letramento. É durante este processo que o alfabetizador deve despertar no educando o gosto pela leitura. ... Isto não se trata de um método novo de alfabetização, mas sim da maneira pela Page 8 2843 qual a escrita é introduzida.
Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança e é nesse momento que o desenvolvimento humano ocorre a ...
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
A alfabetização é um pilar fundamental, ao longo da vida, para o desenvolvimento pleno das crianças. ... Pessoas que têm um nível insuficiente de alfabetização ficam à margem da sociedade, possuem menos oportunidades, profissionais ou pessoais e não têm acesso aos seus direitos.
É importante alfabetizar letrando para que a criança seja inserida no contexto cultural da sociedade, que está fundamentalmente relacionado à leitura. ... O conteúdo programático aborda tópicos como sons e letras, produção e correção de texto, aprendizagem da leitura, cartilhas e alfabetização, entre outros assuntos.