A maioria dos axônios dos neurônios motores é mielinizada, ou seja, são recobertos por uma bainha de mielina, que é uma substância “gordurosa” que isola a membrana celular do neurônio. ... Tal fenômeno faz com que o impulso nervoso seja conduzido muito mais rapidamente que em axônios não mielinizados.
Sistema Nervoso Autônomo A s fibras nervosas se dividem em dois tipos: Amielínicas: são axônios de pequeno diâmetro que são envolvidos somente por uma única dobra de mielina. Mielínicas: são axônios em grande calibre, indicando que há um grande número de voltas de bainha de mielina.
As fibras A são subdivididas em fibras alfa (13-20 µm), fibras beta (6-13 µm), fibras gama (3-8 µm) e fibras delta (1-5 µm). Destas fibras, as mais calibrosas conduzem os impulsos mais rápido do que as menos calibrosas. As fibras C possuem uma espessura de 0,5-1 µm e velocidade de condução de 0,5 a 2 m/s.
3 m por segundo
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
A velocidade de propagação do impulso nervoso depende da estrutura do axônio. ... Assim, o impulso nervoso propaga-se de nódulo em nódulo, numa condução saltatória, e não ao longo de toda a membrana do axônio, o que aumenta consideravelmente a velocidade de transmissão da informação.
Os impulsos elétricos são transmitidos a partir de células especializadas (tecido nervoso e muscular). A corrente é gerada a partir da mudança na conformação da membrana, o que altera sua permeabilidade. ... Então os íons mais importantes na transmissão de impulsos elétricos são os íons sódio e potássio.
A transmissão do impulso nervoso ocorre como uma onda de mudança de polarização da membrana do axônio. No meio extracelular, encontra-se uma maior concentração de íons sódio (Na+), o que faz com que a membrana, em sua face externa, apresente carga positiva e, em sua face interna, carga negativa.