Quais alimentos são ricos em gorduras boas?
Como armazenar A banha tem prazo de validade longo. O ideal é conservá-la na geladeira. Dessa forma, pode durar meses. Se mantida no congelador, pode durar até um ano.
Se for mantida em temperatura ambiente, a banha de porco vai durar apenas um mês. Ela começará a ficar rançosa com apenas um mês na prateleira de despensa. Se for mantida na geladeira pode durar até seis meses. Se for mantida no freezer pode durar de seis a nove meses.
Você pode reutilizar a banha do porco quantas vezes quiser.
Você pode utilizar a banha para fazer qualquer receita: refogados, assados, caldos, frituras, sopas e molhos. Ela não modifica o sabor da comida e, quando a utilizamos para fritar, deixa os alimentos bem crocantes e sequinhos. Experimente utilizar essa gordura animal nas suas preparações culinárias!
Seja com óleo vegetal ou gordura animal, o ideal é evitar a fritura, que coloca o alimento em temperaturas altas. Mas, se esse tipo de preparo for indispensável, então escolha a banha de porco ou outra gordura de origem animal. “O óleo vegetal, na fritura, oxida bastante, liberando radicais livres. E a gordura, não.
Use gorduras estáveis em altas temperaturas ou a chamada banha vegetal. Manteiga clarificada ou óleos resistentes ao calor (veja no rótulo: “Indicado para frituras”) irão ajudar a preparar uma batata frita crocante. Você pode também misturar banha de porco com óleo.
russet
O médico ainda destaca que a banha não é a "salvadora da Pátria", mas é uma opção saudável em relação aos azeites, assim como o óleo de coco. Além disso, é possível reutilizá-la sem causar danos à saúde.
Contudo, a gordura vegetal em estado líquido, aquele antes de passar pela hidrogenação, é muito boa para ser utilizada para fritura, principalmente de pastéis. Isso porque elas contam com as gorduras boas que são: gordura monoinsaturada e poliinsaturada.
Coloque o óleo numa panela ou frigideira grande e aqueça bem. Retire o plástico dos pastéis antes de fritar e coloque apenas um ou dois para fritar ao mesmo tempo. Deixe fritar de um lado e depois vire. Leva mais ou menos uns 2 ou 3 minutos para fritar.
Pode até parecer óbvio, mas a escolha do óleo pode fazer toda a diferença na hora de fritar o pastel, especialmente o de massa pronta. Nesse caso, os óleos de girassol e de milho são as melhores opções, já que são mais suaves do que os de algodão e canola, por exemplo.