EQST

Qual A Importncia Clnica Do Streptococcus Pneumoniae?

Qual a importância clínica do Streptococcus pneumoniae?

Streptococcus pneumoniae é o principal agente etiológico de infecções respiratórias adquiridas da comunidade (otites, sinusites e pneumonias). As pneumonias podem ser acompanhadas de bacteremias, principalmente em pessoas idosas ou muito jovens.

Qual o principal fator de Virulencia do Streptococcus pneumoniae?

pneumoniae é responsável pela diferenciação desta única espécie em pelo menos 91 sorotipos. A cápsula é o principal fator de virulência destas bactérias, protegendo-as da fagocitose e do reconhecimento pelo sistema imunológico, assim permitindo a sua sobrevivência, multiplicação e disseminação para vários órgãos.

O que é pneumococo e quais os sintomas?

As infecções pneumocócicas são causadas pela bactéria Gram-positiva em forma de esfera (coco) (veja a figura Como as bactérias tomam forma) Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Essas bactérias habitualmente causam pneumonia, meningite, sinusite e infecção do ouvido médio.

O que é um pneumococo?

O Streptococcus pneumoniae ou pneumococo é uma bactéria gram-positiva, capsulada, que tem 90 sorotipos imunológicamente distintos de importância epidemiológica mundial na distribuição das doenças pneumocócicas invasivas (pneumonias bacterêmicas, meningite, sepse e artrite) e não-invasivas (sinusite, otite média aguda, ...

Como se pega meningite pneumocócica?

A transmissão dessa bactéria pode acontecer de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva e secreções do nariz e da garganta que podem ficar suspensas no ar, no entanto, o desenvolvimento da doença não necessariamente acontece, pois depende de outros fatores relacionados com a pessoa.

Qual o nome do vírus que causa a gripe?

A Gripe é causada pelos vírus Influenza que compreendem 3 tipos de vírus A, B e C.

Quando a pneumonia se torna grave?

Pneumonia é uma infecção dos pulmões É uma doença grave que pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa em crianças pequenas, pessoas com idade acima de 65 anos, e naqueles com problemas médicos tais como doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares crônicas.

Quantas vezes a pessoa pode ficar com pneumonia?

Não existe um limite de quantas pneumonias uma pessoa pode ter. O que se sabe é quem teve pneumonia tem mais chance de ter a segunda do que quem nunca teve.

Quem tá com pneumonia pode tomar sorvete?

Bom, saiba que bebidas geladas (ou sorvete) não causam dor de garganta, pneumonia ou gripe. "Não tem nada a ver, esses problemas são causados por vírus ou bactérias.