Autoestima é um conceito importante na Psicologia, sobre o qual não há consenso teórico. Uma definição possível do termo é a associada a aspectos avaliativos que um sujeito elabora ao seu respeito, consistindo no resultado do valor que ele atribui aos elementos afetivos e sociais da representação que tem sobre si.
Ter auto-estima é ter autoconfiança, ser feliz, ter respeito por si mesmo, ter um ego forte sendo ao mesmo tempo humilde. É se sentir grande e importante, reconhecendo ao mesmo tempo, a grandeza e a importância dos outros, já que ninguém é uma ilha todos vivemos em uma interdependência contínua.
Saiba como ajudar quem está do seu lado a superar isso.
17 conselhos para quem estiver sofrendo de baixa autoestima
A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.
O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.
O término de um relacionamento, uma demissão inesperada e até uns quilos a mais na balança são situações que podem deixar a pessoa com a autoestima baixa. A sensação, geralmente, deixa a pessoa para baixo, se sentindo diminuída perante os demais, influenciando diretamente na qualidade de vida.
O sentimento de culpa é um dos principais motivos para a autoestima baixa. Essa culpa vem de algo que fez ou de que deixou de fazer. É a sensação de ser culpado pela vida que estamos vivendo e também pela vida dos outros que nos rodeiam.
Dicas para parar de sentir feia ou fora de lugar
Baixa Auto-Estima é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, não acreditam nos seus potenciais e capacidade de dar resposta às questões da vida. Tem uma estrutura emocional pouco sólida que origina o pessimismo e a negatividade.
O que saber ao namorar alguém com baixa autoestima
O que fazer para aumentar a autoestima da sua namorada
A autoestima também te ajuda na hora de impor os seus limites. Porque dessa forma, você sabe do que você precisa, sabe dos seus objetivos, das suas vontades e entende o seu próprio momento. ... Não condizia com o que ela quer pra vida dela, com os objetivos dela pra uma relação.
5 dicas para elevar a autoestima masculina
A forma correta é BAIXA AUTOESTIMA. Usamos essa expressão quando queremos nos referir à falta de amor-próprio. A confusão ocorre, porque “baixo” é antônimo de “alto”, que se pronuncia da mesma forma que o prefixo “auto”, que significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo.
7 dicas para melhorar o bem-estar e auto-estima do Homem.
A autoestima é uma característica de quem se valoriza, de quem se sente satisfeito consigo mesmo, no jeito de ser, na maneira que pensa, que age, e, com sua aparência física.
Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas. Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso.
10 dicas para melhorar sua aparência
Use afirmações positivas. Falar coisas boas sobre si mesmo é uma boa forma de aumentar a autoestima, portanto, passe alguns minutos por dia dizendo algo positivo sobre você. Pode ser algo tão simples como um elogio ou um lembrete do amor que nutre por si mesmo.
Além disso, o nível da sua autoestima influencia TODAS as áreas da sua vida de forma positiva ou negativa, por exemplo: Na vida pessoal: Influencia na maneira como você se trata, motiva a si mesmo, se valoriza e se respeita como pessoa, se sente merecedora de conquistas, se aceita como é e busca crescimento pessoal.
Como estabelecer limites na relação conjugal?
5 maneiras de impor limites ao lidar com pessoas difíceis
A definição de limite é utilizada no intuito de expor o comportamento de uma função nos momentos de aproximação de determinados valores. O limite de uma função possui grande importância no cálculo diferencial e em outros ramos da análise matemática, definindo derivadas e continuidade de funções.