O antigo jogo baseava-se na estrutura dos exércitos da Índia e de fato era passatempo para os governantes. Não há dúvida de que este jogo, então chamado chaturanga, era muito parecido com o atual xadrez. Utilizava-se um tabuleiro oito por oito com seis tipos diferentes de peças.
Alfil
A peça mais poderosa é a Dama/Rainha. Explicação: A Dama ou Rainha é uma peça poderosa do jogo de xadrez, é a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
Chaturanga é um antigo jogo de tabuleiro indiano que se acredita estar na origem do Jogo de Xadrez, o Shogi e o Makruk, e é relacionado com o Xiang Qi (ou Janggi). Surgiu provavelmente no século VI, sendo considerado o predecessor do Xatranje que, por sua vez, veio a originar o xadrez moderno.
Origens do xadrez moderno (1450-1850) Por volta do ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje.
O nome chaturanga — do sânscrito chatur, que significa quatro; e anga, que significa partes — refere-se às quatro divisões dos exércitos da Antiguidade — infantaria, cavalaria, carruagens e elefantes.
A Chaturanga Dandasana, ou Prancha Baixa, exige alinhamento meticuloso e uso correto e intenso de vários músculos que muitas vezes não estão naturalmente fortes, como dos ombros, parte de cima das costas e abdômen. ... Firme as escápulas contra as costas e depois afaste-as da sua coluna.
O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. O cavalo move-se por duas casas horizontalmente ou verticalmente e então uma casa a mais em uma ângulo reto. O movimento do cavalo forma um “L”. O cavalo sempre termina seu movimento em uma casa de cor oposta à inicial.