Exemplificando: se seu filho tem 13 anos, mede 1,44 m de altura e pesa 44,5 kg, a conta será: 44,5 / 1,44 x 1,44 = 21,46. Agora que já sabemos a massa corpórea, chegou a hora de consultar os indicadores da Organização Mundial de Saúde para descobrir se seu filho já sofre de obesidade infantil.
O Índice de Massa Corporal (IMC) infantil é utilizado para avaliar se a criança ou adolescente está no peso ideal, podendo ser feito nas consultas com o pediatra ou em casa, pelos pais.
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Dessa forma, uma pessoa que meça 1,65 m e pese 60 kg, por exemplo, deve fazer o cálculo da seguinte forma: 60 ÷ (1,65 x 1,65) = 60 ÷ 2,7225 = 24,04.
O peso de um corpo é o produto da sua massa pela aceleração da gravidade local. Essa grandeza também é a força com a qual o objeto é atraído pelo planeta. Diversas vezes em nosso cotidiano, deparamo-nos com situações nas quais deixamos cair algum objeto, seja uma borracha, uma caneta, ou até mesmo um copo.
Relaciona-se as grandezas: Densidade(d) Massa(m) e Volume(V), por meio da seguinte fórmula:
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume. Não pare agora...
Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.