F é a taxa de frequência; N é o número de acidentes no período avaliado; H representa as horas-homem de exposição ao risco. Em que: G é a taxa de gravidade; T é o tempo computado em dias perdidos; H representa as horas-homem de exposição ao risco.
A Taxa de Frequência (TF) é uma estimativa que pode dar ótimos parâmetros da eficiência ou ineficiência da gestão de segurança e saúde do trabalho da empresa se feita com regularidade. É uma ótima possibilidade de avaliar a eficácia do trabalho de segurança na empresa.
d) Dias debitados: Dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado. ... f) Número de acidentes, com e sem perda de tempo ocorrido no mês.
Já os indicadores reativos são um alerta e que algo errado ocorreu e que é preciso corrigir o processo rapidamente. Eles só conseguem fazer a medição depois que as falhas ocorreram. Por exemplo: número de acidentes de trabalho.
[...] desempenho de segurança é a taxa de acidentes com afastamento (LTIR), registro de [...] a trabalho que resultam em um ou mais dias de ausência. ... Em relação aos acidentes sem afastamento, a redução foi de 20%.
A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.