É o termo ou expressão que complementa o objeto direto ou o objeto indireto, conferindo-lhe um atributo. O predicativo do objeto apresenta duas características básicas: acompanha o verbo de ligação implícito; pertence ao predicado verbo-nominal.
objeto é tudo aquilo que tem uma função determinada. Por exemplo: lápis, tesoura e etc.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
Objeto em ciência da computação, é uma referência a um local da memória que possui um valor. Um objeto pode ser uma variável, função, ou estrutura de dados. Em programação orientada a objetos, a palavra objeto refere-se a um "molde"/classe, que passa a existir a partir de uma instância da classe.
Objeto direto Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
b) Os pronomes oblíquos o, a, os, as (e as variantes lo, la, los, las, no, na, nos, nas) são sempre objeto direto. Os pronomes lhe, lhes são sempre objeto indireto. c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto.
Para o autor, o objeto indireto pode ser introduzido por diversas preposições (a, de, por, em, com, para, etc.).
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Esses pronomes eliminam a preposição. ... Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”.
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento....Lista de verbos transitivos indiretos
Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
verbo intransitivo Dar passos; caminhar: só consigo me acalmar andando. Ser transportado (por um veículo): andar de ônibus. Movimentar-se voluntária ou involuntariamente: pôr um animal para andar. Passar, estar, achar-se (em relação à saúde): fulano não anda nada bem.