A definição adotada, usada pela revista Nature Biotechnology, aponta que: uma empresa de biotecnologia é aquela que tem como atividade comercial principal a aplicação tecnológica que utilize organismos vivos, sistemas ou processos biológicos, na pesquisa e desenvolvimento, na manufatura ou na provisão de serviços ...
Introdução: Biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utiliza-se agentes biológicos, como organismos vivos ou seus derivados, que são utilizados no intuito de fabricar produtos ou modificar processos visando uma utilização especifica.
A biotecnologia é uma prática antiga, sendo utilizada desde o antigo Egito para a produção de pão e cerveja. No mundo contemporâneo, a biotecnologia tem sido utilizada de diversas formas, incluindo o tratamento de doenças. No universo acadêmico, a biotecnologia tem permitido um avanço rápido do conhecimento.
Vantagens da biotecnologia
Apesar de só querer a melhora em todos os sentidos, também existem desvantagens na biotecnologia como: alergias, por conta dos produtos modificados; desequilíbrio de ecossistema, por não ser uma coisa natural, e sim modificada; também podem existir contaminações genéticas.
ImpactosA origem de novas pragas, inclusive plantas daninhas; o efeito negativo de pragas já existentes; a produção de substâncias tóxicas a outros organismos; os danos a espécies não alvo; perturbação de comunidades bióticas; os efeitos adversos a processos dos ecossistemas; e o desperdício de valiosos recursos ...
Os impactos ambientais mais graves causados pelo cultivo de transgénicos são: a diminuição da biodiversidade; a contaminação genética (cruzamento de OGMs com plantas convencionais); o surgimento de superpragas (resistentes a herbicidas), o desaparecimento de espécies benéficas; e o aumento da utilização de herbicidas.
A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (como biologia molecular, microbiologia, etc.), a ciência aplicada (como técnicas imunológicas, químicas e biológicas) com tecnologias diversas (como informática, robótica e controle de processos).
Biotecnologia é a aplicação dos conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de biologia, química, física, estatística e informática.
A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega: bio significa vida. tecnos representa o uso prático da ciência. logos significa conhecimento.
Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de graduação em Biotecnologia:
R$ 24,00
Como funcionário concursado, o Biotecnólogo pode atuar em empresas públicas, universidades e institutos de pesquisa. Os salários podem variar de R$ 4.
Quais carreiras um biotecnólogo pode seguir?
Profissão Biotecnólogo: salário e carreira na área de BIOTECNOLOGIA