Para os salgados assados, a dica é assá-los antes de congelar. Assim, na época da entrega, basta descongelá-los e levá-los ao forno novamente até que fiquem dourados. Já os fritos devem passar por um processo diferente: eles precisam ser congelados crus.
Após o preparo das empadas (ou empadão) o tempo de assar gira em torno de 25 a 35 minutos e o ideal, se a intenção é o congelamento, deixe apenas a metade desse tempo. Isso fará com que a massa fique firme e semi-assada, possibilitando um congelamento correto.
MODO DE PREPARO:
Descongelar na geladeira ou no microondas. Aquecer: Microondas (com tampa apropriada para micro) ou ainda congelado, trocar para uma travessa, e aquecer em forno convencional.
Para congelar as pamonhas e dar ao cliente a praticidade de aquecê-las, em banho maria ou no micro-ondas dentro da própria embalagem, ela precisa ser feita de um material resistente a uma grande variação de temperaturas.
O estudo verificou também que a palha que envolve o produto precisa ser higienizada e que ela confere sabor ao alimento. As pamonhas produzidas segundo esse processo terão validade de até seis dias se refrigeradas a 4ºC. “É a temperatura que as geladeiras mantêm”, explica Jacqueline.
Pamonhas frescas são relativamente simples de fazer e podem ser muito saborosas. Consequentemente, pode-se optar por fazer mais do que o necessário e guardar o resto para uso posterior, na geladeira ou no congelador. Nesse caso, será necessário aquecê-las adequadamente.
Se estiver amarronzado, amarelado ou meio cinza, mesmo que seja só nas bordas, é hora de jogá-lo fora.
Como saber se a linguiça está estragada
A aparência viscosa, alteração da cor e o cheiro forte são indicativos de que a comida ou sobremesa está estragada, o que pode acontecer mesmo dentro da geladeira.
A primeira forma de saber se uma massa está velha é pela data de validade na embalagem. A maioria dos fabricantes recomenda uma data limite de dois anos para consumo após a fabricação. Se a embalagem já estiver aberta, veja se a massa está se esfarelando.
Massas. O macarrão costuma ter um prazo de validade longo quando cru, só apresentando mudanças na coloração quando ultrapassa a validade da embalagem. Já as tortas, mesmo cruas, devem ser colocadas em refrigeração, pois seus recheios costumam ser úmidos, portanto, mais propícios à contaminação.
Rapaz que morreu após comer massa que ficou 5 dias fora da geladeira é caso de alerta. Refrigerar alimentos quando há sobras de alguma refeição é, apesar de básico, algo absolutamente essencial tanto para manter a integridade do sabor como para fazer com que a comida leve mais tempo para estragar.
Um arroz que iria durar três dias se tivesse totalmente cozido, vai passar pra cinco a sete dias na geladeira. Não congele o arroz”, orienta. Se você organizar bem a geladeira, os alimentos ficam fresquinhos por mais tempo.