(ALERJ) Quanto ao emprego do verbo ser, a concordância está correta em: ... a) verbo ser, na indicação de horas, concorda com a expressão numérica. Logo: "Já são três horas".
e) Quando o sujeito indicar peso, medida, quantidade e for seguido de palavras ou expressões como pouco, muito, menos de, mais de, etc., o verbo ser fica no singular. Exemplos: Cinco quilos de açúcar é mais do que preciso. Três metros de tecido é pouco para fazer seu vestido.
Chama-se concordância verbal a flexão do verbo em pessoa e número para concordar com o sujeito gramatical. Em número, a flexão ocorre em singular (para sujeito simples) ou plural (para sujeito composto) e em pessoa a flexão ocorre na 1.
Resposta: o verbo ser é classificado como verbo irregular anômalo .
As preposições e formas verbais como "foi"
terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser: Babilonia foi a capital da antiga Mesopotamia.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.
Em alguns tempos verbais, o radical pod- transforma-se em pud-: eu pude, eles puderam, quando eu puder,... ... Além disso, várias formas verbais são escritas com ss: eu posso, que ele possa, se eles pudessem,..., estando errada sua escrita com ç. O imperativo do verbo poder encontra-se em desuso.
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.
Pôde é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Indica uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
[Figurado] Característica do que se corrompeu ou perverteu: a banda podre do partido. [Figurado] Exausto: hoje trabalhei tanto que estou podre.
1 - Pessoa (homem ou mulher) que é, ou se considera muito, ou extremamente rica, milionária, ou bilionária, ou multimilionária, poderosa, ambiciosa, gananciosa, egoísta, e sem espíritos, sem humildade, sem caráter, sem solidariedade ou finge ser solidária, e se acha muito superior à todos os demais.
po·dre |ô| 5. A parte apodrecida de algo. 6. Vícios, defeitos; actos vergonhosos.