(...) a madeira pode ser idealizada como um material ortotrópico em que se distinguem três direções mecânicas ou estruturais, perpendiculares entre si, que coincidem com as direções longitudinal, radial e tangencial da árvore.
De acordo com CALIL JUNIOR, LAHR e DIAS (2003), diversos fatores influenciam as características físicas da madeira, entre eles, o clima, o solo, a tipologia da madeira, a fisiologia da árvore, a anatomia do sistema lenhoso e a variação química, o que faz com que os valores numéricos, obtidos em ensaios de laboratório, ...
Entre as principais propriedades físicas da madeira, estão a massa específica (massa por volume) ou densidade e a estabilidade dimensional (contração e inchamento em função do teor de umidade) e, entre as mecânicas, estão a resistência a esforços de compressão, flexão, tração, cisalhamento e fendilhamento (ARAÚJO, 2002 ...
Vários fatores influenciam as características da madeira, tais como: composição e umidade do solo no local de crescimento da árvore, incidência de chuvas, condições de insolação e de temperatura, posição da árvore na mata, época do corte e processo de extração, entre outros.
Imunização da madeira Após a seleção e extração da madeira na natureza, é preciso dar início ao processo de tratamento e imunização que consiste na aplicação de produtos químicos com o objetivo de impedir a formação de fungos e outros agentes prejudiciais à qualidade da madeira.
A madeira é um compósito formado por fibras de celulose e uma matriz de lignina. As fibras de celulose são resistentes e flexíveis, enquanto a matriz de lignina une estas fibras e proporciona a rigidez. A adesão interfacial entre a fibra e a matriz é essencial para obter elevadas propriedades mecânicas em compósitos.
Dos processos de produção de celulose, os que potencialmente mais poluição podem produzir são os métodos químicos, principalmente os de produção de pasta kraft, cujos despejos do processo de branqueamento podem conter compostos orgânicos presentes na pasta e compostos de cloro, cuja mistura pode formar uma série de ...
Madeira de reação é um tecido formado tanto por efeitos genotípicos como por estímulos mecânicos; essa formação ocorre, também, pela ação da gravidade, como em situações de inclinação das árvores.
O lenho de reação das folhosas é caracterizado por possuir alto conteúdo de celulose e baixo de lignina, quando comparado com o da madeira normal equivalente. Anatomicamente, as fibras de madeira de tração diferem das fibras da madeira normal no conteúdo da parede celular referida com camada gelatinosa.
Para extrair a celulose é necessário que a madeira passe por vários processos, desde a escolha das toras até a extração da lignina e transformação dos cavacos em fibras de celulose. ... Posteriormente é retirada uma substância que junta as células da fibra, chamada de lignina.
Porém, a lignina deixa o papel com aspecto envelhecido com o passar do tempo, ou seja, acelera a sua degradação. As moléculas da lignina sofrem oxidação quando expostas ao oxigênio do ar, passam por alterações e ficam menos estáveis. Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída.
Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
A polpa de celulose, ainda com alto teor aquoso, passa por uma máquina chamada mesa plana, que transforma essa polpa úmida em uma grande folha contínua e lisa sobre uma esteira rolante. Essa folha passa por rolos de prensagem e secagem com ar quente, que retiram o excesso de água, compactam o papel e alisam a folha.
A celulose constitui uma importante matéria-prima para as indústrias, que a extraem a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.
Se realiza em etapas:
A preparação da pasta celulósica consiste na separação das fibras dos demais componentes cons- tituintes do organismo vegetal, em particular a lignina, que atua como um cimento, ligando as células entre si e proporcionando a rigidez à madeira (CARPENTER, et al, 1963).
Papéis coletados, normalmente, estão misturados com outras substâncias – na impressão de logotipos, como adesivos. Na primeira etapa do processo de reciclagem de papel, o material coletado é triturado e forma uma espécie de pasta de celulose. Assim, a pasta é peneirada com o objetivo de retirar todos as impurezas.
Material fibroso composto de fibras vegetais com cargas minerais. As cargas presentes no composto ajudam a desfibrar as fibras aumentando as ramificações e melhorando a dispersão das mesmas na aplicação.
Cubra a cola com serragem. Despeje uma camada de serragem sobre a cola até revesti-la por completo. Alise a fissura com o dedo para garantir que a serragem se adira à cola. Ao final do processo, os grânulos de serragem deverão recobrir a cola por completo e combinar perfeitamente com a aparência da madeira.
A Massa F12 é uma massa especial para calafetar assoalhos e preparar superfícies de madeira....Características Técnicas.