Em 1560, uma expedição do bandeirante Brás Cubas chegou ao planalto e encontrou o ribeirão Tatuapé. Na língua indígena, o nome significa “caminho do tatu”. Ao seguir o curso do rio até a foz, o grupo deparou com o Rio Grande (o Tietê) e se instalou no local.
O distrito mistura resquícios de passado não tão distante e uma infraestrutura moderna, capacitada para oferecer aos seus 91 mil habitantes as melhores opções de serviços da Zona Leste. A história do bairro Tatuapé é uma das mais encantadoras da cidade de São Paulo.
São Paulo
Os bairros comerciais são aqueles cuja vocação prioritária é para empresas e comércios. Conta com uma presença marcante de lojas de rua, galerias, centros corporativos, empresas e shopping centers. Dependendo da cidade, você poderá perceber até fábricas e indústrias na região ou nas imediações.
Como o próprio nome já diz, o bairro residencial é marcado por, proporcionalmente, contar com mais imóveis voltados para a moradia do que para o setor comercial e de serviços. Em geral, são considerados bairros tranquilos, com o movimento diário sendo promovido pela própria população local.
Nos bairros residenciais, as casas ou condomínios existem em maior número. São aqueles em que há predomínio de residências, podendo ser casas térreas, sobrados e até condomínios. Nesses locais há pouca presença de comércios.
Sendo assim, um bairro comercial é caracterizado por existir predomínio de prédios comerciais, ou seja, de lojas de itens diversos, supermercados, consultórios médicos, escritórios de advocacia e outros tipos de serviço. Um bairro industrial destina seu espaço às industrias da cidade.