AMUVI é a sigla para Atendimento a Múltiplas Vítimas. Na última semana os Cadetes do 2° ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares da APMG participaram do Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas.
O exame primário consiste em verificar:
O KED foi idealizado e criado para a extricação de vítimas de veículos automotores, nos casos em que não é possível estabilizar seguramente o paciente em prancha longa, devido à sua posição dentro do veículo. O objetivo é estabilizar a coluna vertebral antes de proceder à imobilização completa em prancha longa.
O Ked é um dispositivo utilizado em conjunto com o colar cervical que permite a imobilização da cabeça, coluna cervical e lombar em uma posição anatômica, permitindo que a vitima seja imobilizada, extricada e transportada em posição sentada, prevenindo lesões adicionais durante as manobras de extricação.
Posiciona a prancha paralelamente à vítima, do lado oposto ao rolamento. Os dois socorristas ajoelham-se do mesmo lado, no nível dos ombros e dos quadris da vítima. E feito o alinhamento dos membros. Ao comando do líder (aquele que assume a cabeça), o paciente é rolado em bloco, ficando de lado.
Conhecida também como coleira cervical, o colar é um item de saúde utilizado ao redor do pescoço, como um anel, indicado por um médico especialista para ser colocado em caso de traumas na região do pescoço, torcicolos, artrites, artroses ou outros problemas ligados à coluna.
A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio. A cabeça fica imobilizada sob o ângulo da mandíbula e na região occipital do crânio.
Colar cervical é um imobilizador das articulações do pescoço....Sem apoio.
Existem dois tipos de Colar Cervical: o ortopédico e o de resgate. O primeiro é feito de materiais macios como a espuma, e visam imobilizar a região de maneira suave, sendo muito indicado por especialistas para tratar traumatismos, torcicolos e artrites, por exemplo.
Colar Cervical Philadelphia
O colar cervical é um item que pode auxiliar no tratamento. Ele imobiliza a região e funciona como uma muleta para o pescoço, desempenhando a função de sustentar a cabeça de modo que a musculatura do pescoço não precise ter esse trabalho e, assim, se restabeleça.