Ele oferece betacaroteno, vitamina A, ferro, cálcio, magnésio e potássio, além de ter uma atividade funcional laxante. Tais nutrientes e poderes agregam ação antioxidante ao mamão, que previne doenças como as cardiovasculares, os cânceres, as inflamações sistêmicas e retarda os sinais do envelhecimento.
No entanto, um mamão verde ou semi-maduro deve ser evitado porque contém uma forma concentrada de látex cujos componentes papaína e quimopapaína tendem a causar contrações uterinas e pode provocar o aborto involuntário.
No Vietnã, mamão verde entra nas saladas ou no cozido de carne de porco, por exemplo. Na Tailândia, a salada crua temperada com alho, pimenta e molho de peixe é a mais conhecida, mas o ingrediente é usado de várias outras formas. Assim como na Índia, onde entra em curries e pratos cozidos.
Doce de mamão verde ralado com coco Deixe os mamões de molho em água por cerca de 5 horas e escorra, apertando bem para tirar o líquido amargo da fruta.
Quando um mamão está estragado, ele tem uma textura mole, é enrugado e não possui uma cor verde ou amarela. Machucados na casca do mamão são sinais claros de que a fruta não será saborosa. Se a haste estiver mole, é sinal de que o interior está machucado ou podre.
Você pode melhorar um molho amargo adicionando uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio (ou sal) e algo doce (mas não muito).