A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano. Segundo o que diz o historiador Hilário Franco Júnior|1|, nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.
As características do feudalismo foram fundamentadas pela economia agrária da Baixa Idade Média, pelo poder dos senhores feudais e pela utilização do trabalho dos servos. ... Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.
Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
O feudalismo japonês (também conhecido como "Xogunato"), assim como o europeu, foi marcado pelo isolacionismo, por um modelo econômico que tinha por base a agricultura, pela descentralização política e por uma forte militarização do poder legítimo.
QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO APRESENTA CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DO FEUDALISMO ? A : PREVALÊNCIA DO TRABALHO ASSALARIADO ; PODER CENTRALIZADO NAS MÃOS DO MONARCA ; USO DE MOEDAS EM TODOS OS FEUDOS.
Resposta: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. ... O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
Resposta. Carlos, A alternativa correta é c) Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais.. Essa foi a revolução neolítica, caracterizada pela invenção da agricultura e da pecuária, que marca o início do neolítico.
4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal? A - A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas. ... D - A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.
2- Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural? Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade. ... Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Resposta. O Renascentismo, também conhecido como Renascimento ou Renascença, é o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália, e se alastrou por toda a Europa. ... O período do Renascimento é considerado entre o fim do século XIV e início do século XVII.
Resposta. Explicação: As principais características do mercantilismo são citadas como sendo: Intervenção do rei na economia, metslismo , colonialismo.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.