Devemos representá-las nas seguintes formas: Planta baixa – Indicando aonde o vão está locado no projeto; Informando no desenho as medidas de largura, altura, e altura do peitoril (para janelas); informando largura e altura (para portas); e o sentido de abertura.
“As mais comuns são as de 72 ou 82 cm de largura e 2,10 m de altura. Há mais estreitas, com 62 cm de largura, e, para a entrada, costumam ser mais largas, com 92 cm”, detalha o engenheiro civil Marcos Penteado.
Como deve ser representado o movimento de abertura de uma porta convencional em uma planta baixa? Escolha uma: a. Por meio de uma linha tracejada em arco.
A planta baixa é um documento básico elaborado pelo arquiteto para representar o layout de um casa ou determinado ambiente. Com isso, é possível visualizar como todos os cômodos estão interligados, a disposição dos móveis e outros aspectos.
Uma planta baixa contém todos os espaços definidos em determinado projeto, como sala, banheiro, cozinha, quarto, etc. Basicamente, o desenho deve conter: Paredes (comprimento e espessura) Aberturas (portas e janelas)