Descanso, alongamento e sono são algumas medidas que potencializam o processo. A recuperação dos músculos após a atividade física é tão importante quanto a prática do exercício em si, já que ela diminui as dores e a fadiga no dia seguinte à prática, melhora o desempenho nos próximos treinos e aumenta a massa muscular.
A dor é um efeito natural resultante da prática dos exercícios e geralmente significa que os músculos estão obtendo benefícios de todo o esforço realizado. É um sinal que o músculo não está acostumado com determinada carga naquele movimento. E isso acontece com qualquer esporte ou atividade que requer esforço muscular.
Se você não está dolorido depois de um treino, isso pode significar que seu corpo está adaptado aos estímulos. A dor que você sente em seus músculos de 24 a 48 horas após o treino é o que chamamos de dor muscular de início tardio (DOMS).
Pesquisas comprovam que 50% das contusões sofridas na musculação afetam a coluna lombar. Em menor número vêm dores musculares, tendinites e contraturas em diversas partes do corpo. Daí a importância de estar sempre atento aos movimentos, à respiração, carga e, principalmente, postura ao malhar.
Nos músculos da região abdominal (reto e oblíquos), a dor que sentimos durante o exercício é causada pela queda do PH do músculo, que se torna ácido e estimula os receptores dolorosos. Essa queda no PH e, em consequência a dor, são mais percebidos em exercícios com número de repetições mais elevadas, como acima de 15.
Importante: se sentir dor nas costas, pare! Pode ser sinal de que os abdominais já não têm mais força e esforçam os das costas. Com o tempo e treino a resistência aumenta.
“Isso gera a má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo à produção de ácido lático, que causa a dor lateral na barriga”, explica.
Maneiras para evitar a dor na barriga ao correr
São diversas as possíveis causas da dor no lado esquerdo da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso). Contudo, condições específicas nesta região são bastante preocupantes, a apendicite e a doença de Crohn.