Os sintomas mais comuns que podem indicar de câncer na garganta incluem:
O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.
Os sintomas comuns tratados, controlados ou aliviados pelos tratamento de suporte podem incluir:
Pode se viver sem o estomago? Apesar da sua importância para o aparelho digestivo, o estômago não é um órgão indispensável à vida. Ou seja, é sim possível viver sem o estômago. Atualmente a principal indicação para retirada completa do estômago é a presença do câncer.
Os pacientes que tiveram seu estômago removido só podem ingerir pequenas quantidades de alimento de cada vez, por isso devem comer várias vezes por dia, sendo necessário reeducação alimentar. A maioria das gastrectomias subtotais e totais são realizadas através de uma grande incisão no abdome, a chamada laparotomia.
No estômago, misturado ao suco gástrico acidificado, é dado seguimento da digestão. Nas pessoas que não tem este órgão ocorre uma alteração da digestão e modificação da flora intestinal, podendo cursar com distensão abdominal, flatulência e até episódios de diarreia.