Eis a sequência do texto: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3: 8). ... Há o nascer “de novo” do espírito que significa conversão (metanóia) e o nascer “de novo” da carne.
Leia a Bíblia e continue orando; com o tempo, o Espírito Santo vai iluminar o seu entendimento do Senhor. Jesus descreve o Espírito Santo em João 14:26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
Doutrinas majoritárias. O Espírito Santo é entendido como sendo uma das três Pessoas da Santíssima Trindade e, como tal, ele é pessoalmente e totalmente Deus, co-igual e co-eterno com Deus Pai e Deus Filho.
É o que ensina são Paulo (1 Coríntios 6: 19): “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário de um espírito santo (a alma), que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Observe-se que o espírito santo nos foi dado por Deus, não sendo ele, pois, o próprio Deus!
O apóstolo Pedro chega a referir-se ao Espírito Santo como sendo o próprio Deus em Atos 5:3-4, veja: Mas Pedro disse: Ananias, por que Satanás encheu o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do valor da terra? Guardando-a, não ficava para ti?
Uma das características pessoais do Espirito Santo é que Ele é como um professor, pois nos ensina a guardar tudo que Jesus nos ensinou (Jo 14:26), por isso um crente cheio do Espírito Santo se interessa em estudar, guardar e praticar as palavras do Senhor, pois isto já passa a fazer parte de sua natureza!
«Em verdade vos digo: Que aos homens serão perdoados todos os pecados, e as blasfêmias que proferirem; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, pelo contrário é réu de um pecado eterno.» (Marcos 3:28-30):
adjetivo Insípido; que não tem sal nem tempero: refeição insossa. [Por Extensão] Diz-se da pessoa maçante, tediosa, monótona: vizinho insosso. Diz-se da parede, ou muro, que foi construída sem argamassa. substantivo masculino O que não tem sal nem tempero.
Significado de Pecado substantivo masculino [Religião] Desrespeito a algum preceito religioso; transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja.