São chamados de termos da oração as palavras ou grupos de palavras que possuem uma determinada função sintática dentro de uma oração. Dividem-se os termos da oração em três grupos hierarquizados: essenciais, integrantes e acessórios. Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado.
1ª) Termos integrantes da oração são aqueles que integram, isto é, completam o sentido de verbos e nomes transitivos. São indispensáveis à compreensão da mensagem. São os seguintes: objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva.
Os três termos integrantes da oração são: Agente da passiva: indica quem praticou a ação de um verbo na voz passiva; Complemento nominal: completa o sentido do adjetivo, do advérbio ou do substantivo; Complemento verbal: completa o sentido dos verbos transitivos.
O complemento nominal é o termo da oração que é ligado ao sujeito, predicativo, objetivo direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto ou ao vocativo. O complemento nominal liga-se ao substantivo, adjetivo ou advérbio por intermédio de uma preposição.
No preenchimento de cadastros, quando é necessário indicar o endereço, o complemento serve para introduzir informação adicional sobre o lugar em questão. Pode se referir ao número do apartamento, da casa ou do conjunto.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
SUBSTITUIR odee ser: TD, ex.: Uma coisa substitui outra. TDI, ex.: Substituir a liberdade à tirania. E ainda, TDp, ex.: O assessor substitui-se ao chefes.
O complemento é utilizado para identificar, corretamente, cada unidade nessa edificação. São exemplos de complemento: bloco, apartamento, casa, fundos, sobrado etc. De modo geral, a informação de complemento é formada por elemento e valor.
O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço. Exemplo: Endereço: Av....
Logradouro é a rua e complemento é um ponto de referência, ou se é apto, casa , ou se tem mais de uma casa com o mesmo número, tipo, 226 A e 226 B.
O campo informações complementares do currículo existe para que você possa inserir realizações profissionais que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio, voluntariado etc.
Essa regra vale especialmente quando estes profissionais fizeram cursos complementares que tenham relação com a área do objetivo profissional informado no currículo. Ou seja, basta informar o nome do curso, o nome da escola e o ano de conclusão, ordenando-os do mais recente para o mais antigo.
Nas informações adicionais você pode incluir suas premiações e certificações, atividades em trabalho voluntário, algum conhecimento sobre a área da vaga ou empresa. Também pode ser interessante colocar se você tem carteira de habilitação, carro, disponibilidade de horários e de mudança de cidade.
Duas maneiras de terminar um currículo
Chamamos de informações adicionais tudo aquilo que não faz parte das seções tradicionais de um currículo, como experiência ou educação, mas é relevante para a vaga e deve ser incluído no curriculum vitae. Premiações, certificados e disponibilidade de horário são exemplos de informações adicionais.
Confira o que não inserir no seu currículo!...10 informações desnecessárias em um currículo
O que colocar no Objetivo Profissional
10 passos para elaborar um currículo atrativo para o mercado
Trabalhar em supermercado pode ser bastante cansativo , você terá que parar o que está fazendo para fazer algo ,terá que ouvir reclamações de clientes , você terá uma excelente ideia cancelada por alguém .
Os principais cargos do comércio são operador de caixa, balconista, vendedor, encarregado de estoque, repositor de mercadorias, entregador, empacotador, auxiliar de limpeza e ajudante geral.
Conheça a seguir quais são alguns dos melhores Cursos Técnicos para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.
Conheça a seguir os cursos que mais devem gerar empregos no País:
Quer saber como conseguir um emprego agora?
7 cursos que aumentam as chances de conquistar emprego em qualquer área
Cursos em alta para 2020