É possível identificar alguns sinais de que esteja havendo a queima de óleo, como encontrar resíduos na saída do cano de descargas e até mesmo fumaças das mais claras até as mais escuras e densas.
Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”. Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.
O motor pode estar queimando óleo Uma das possíveis causas para o motor baixar óleo é a queima irregular, quando o óleo avança de forma irregular para a região da correia do anel ou do anel do pistão. Para não queimar óleo, estas peças precisam estar limpas, sem presença de carbono.
Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. ... Mas, e se o motor estiver mais rodado, com alta quilometragem, já passou de 60, 70 mil ele está se aproximando os 100 mil quilômetros, é normal a queima um pouco maior que pode chegar até a um litro cada mil quilômetros.
Descrição
Este produto cria uma película lubrificante separadora de atração polar que reduz o desgaste prematuro das peças. Indicado para motores a gasolina, etanol, flex e GNV de qualquer quilometragem. Garante a perfeita lubrificação do motor e reduz o consumo de óleo e combustível.
O Bardahl B12 Plus é um dos nomes mais conhecidos na área de aditivos de óleos para motores a gasolina, etanol e GNV. Ele pode ser adicionado a qualquer óleo, de base mineral, sintética ou semissintética.
ACDelco Flex Power é o melhor e mais completo aditivo para o motor do seu carro.
O Molykote A2, é um aditivo para óleo a base de Bissulfeto de molibdênio, que gera menor atrito, reduz o desgaste, prolongando a durabilidade do motor.
O aditivo é um aprimorador para óleos de motores cansados a gasolina, álcool, bicombustíveis, gnv e diesel, com mais de 50.
Descrição do Produto Aumenta a viscosidade - Condiciona juntas, selos e retentores, reduzindo vazamentos de óleo. Reduz a emissão de poluentes, pois evita a passagem excessiva de óleo lubrificante pelos anéis e guias de válvulas, restaurando assim a potência do motor.
Modo de usar (importante): Na troca de óleo coloque uma quantidade de óleo que possibilite colocar o motor em funcionamento. Com o motor funcionando, aplique vagarosamente STOP SMOKE para que se processe uma mistura homogênea. Em seguida, desligue o motor e complete o óleo até atingir o nível do Carter.
No Smoke 90 (Anti-Fumaça) é um aditivo para o Motor, desenvolvido pela Radnaq. Ele reduz a fricção e o desgaste, silencia o barulho de válvulas, tuchos e anéis; aumenta a vida útil do motor e reduz a fumaça expelida. Modo de usar: ... Quando o óleo do motor estiver quente, adicione um frasco para cada 3 a 4 litros de óleo.
Recirculação de Gases de Exaustão "Essa é a principal estratégia", revelou Squaiella. Dessa maneira foi possível modificar a forma como o combustível é queimado e, consequentemente, provocar a redução na emissão de poluentes.
A fumaça preta ocorre nos veículos a diesel, e a coloração escura indica que o combustível não está sendo completamente queimado. O carbono pulverizado, é como o diesel fica quando está muito quente mas não tem oxigênio suficiente para sua combustão.
Uma das dicas é jogar um pouco de sal grosso por cima do carvão. Se você não quiser gastar o sal grosso, você também pode usar álcool em gel. Esses dois métodos ajudam a diminuir a emissão de fumaça. Há também a dica do óleo de cozinha: faça uma tacinha com papel higiênico e coloque por cima do carvão.
Tirando este motivo, a fumaça branca costuma ser um sinal de problema. Se ela surgir quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Assim, ela acaba saindo pelo escapamento em forma de fumaça.
É natural que, devido ao atrito entre cilindro e pistão, ocorra o desgaste destes componentes. Quando isso acontece, o óleo presente no motor acaba entrando junto com essa mistura, o que ocasiona também a liberação de fumaça excessiva no motor.
– FUMAÇA BRANCA ou CINZA CLARA: Nos indica que há uma queima de combustível comum. Ex. Madeira, Tecido, Papel, Capim, etc. ... – FUMAÇA NEGRA ou CINZA ESCURA: É originária de combustão incompletas, geralmente produtos derivados do petróleo, tais como graxas, óleos, pneus, plásticos, etc.