Principais características do abstracionismo
O abstracionismo geométrico registra obras abstratas, que depende da análise intelectual do indivíduo. Há uso de cores simples, formas simples e linhas em detrimento da representação de objetos da realidade humana. O movimento abstracionismo geométrico foi influenciado pelo Cubismo e Futurismo.
Resposta:Abstracionismo Informal: predominam os sentimentos e emoções. ... *Abstracionismo Geométrico: predominam as formas geométricas, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica.
Abstracionismo lírico, ou abstracionismo expressivo, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter .
História. O artista russo radicado na Alemanha, Wassily Kandinsky, foi considerado o criador do Abstracionismo com a obra “Primeira Aquarela Abstrata”, em 1910.
O primeiro se destinava ao estudo das cores e utilização de formas simples, enquanto que o segundo representava elementos da natureza por meio de figuras geométricas. O abstracionismo expressivo (lírico ou informal) e o abstracionismo geométrico são dois grupos identificados dentro da arte abstrata.
Abstracionismo -As obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e as cores da composição.
Há dois tipos de abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem ideias.
Resposta. Os principais iniciadores do abstracionismo geométrico são o russo Malevitch (1878-1935) e o holandês Piet Mondrian (1872-1944).
Resposta. Resposta: A representação da realidade que é feita de maneira desconstruída com o uso de cores, linhas e formas abstratas. também chamada de arte abstrata há registros desta forma de arte desde a pré-história.
Resposta: Focaram na criação artística nas emoções e expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores representantes do expressionismo abstrato norte-americano. Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de Ação).
Piet Mondrian
O Neoplasticismo é inerente à obra do pintor Piet Mondrian e foi criado por ele em 1917 e amplamente difundido e discutido por meio da revista De Stijl. O Neoplasticismo de Mondrian e o Suprematismo de Malievich são os dois movimentos que deram origem ao abstracionismo geométrico.
O Neoplasticismo ou movimento De Stijl (O Estilo) propunha uma estética renovadora baseada na depuração formal. ... A característica básica desse movimento fica clara na frase de um dos seus criadores, Doesburg, que disse: “Despimos a natureza de todas as suas formas e só ficará o estilo”.
O lema do neoplasticismo é “clareza, certeza e ordem”, demonstrando o desejo por uma arte simples e metódica, que demonstrasse a beleza criativa de forma simples. Por isso o neoplasticismo rejeita a curva o espaço tridimensional, criando uma arte que proporciona a impressão de continuidade além da tela.
O Neoplasticismo foi um movimento artístico vanguardista das artes (plásticas, arquitetura, designer, escultura, literatura) que teve início no século XX, sendo seu precursor o pintor neerlandês Piet Mondrian. Foi ele o criador do termo que deu nome ao movimento, definido em uma de suas obras: “Le Neo-plasticisme”.
Arte abstrata e objetiva. Uso de formas geométricas simples. Uso de cores primárias e puras.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
A estética expressionista pode ser identificada em variados tipos de expressão artística, porém, na pintura, ela foi mais marcante. Na Europa, seu principal representante é Edvard Munch, com sua famosa obra O grito.
1946