Toda experimentação leva em consideração alguns princípios básicos necessários para a validade das conclusões que vierem a ser obtidas nos experimentos: (Príncipios da repetição, casualização e do controle local).
A experimentação agrícola é uma área dentro da Agronomia de grande importância, pois todas as novas técnicas agronômicas precisam ser validadas por testes que devem primar pelo rigor científico. Somente após passarem por esta validação, estas novas técnicas podem ser difundidas e adotadas pelos produtores e técnicos.
Os conhecimentos adquiridos na disciplina Experimentação Agrícola são indispensáveis à coleta, organização, apresentação e análise de dados fornecendo subsídios para tomada de decisões a partir desta análise. Assegura, ainda, o conhecimento do planejamento, execução, análise e interpretação dos experimentos agrícolas.
Em um ensaio experimental desejamos através da obtenção de dados verificar a veracidade ou validade uma lei ou modelo. Assim, quando há uma concordância entre os resultados obtidos experimentalmente e as previsões dadas pela lei ou modelo, podemos dizer que o experimento foi realizado com sucesso.
Coloque vinagre em uma garrafa pet limpa. Dentro da bexiga, coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio. Prenda o bico da bexiga no gargalo da garrafa de modo que o bicarbonato caia ali dentro. Veja a mágica acontecer…
Os experimentos são uma maneira prática de aprender e testar seus conhecimentos sobre os conceitos estudados na Química. Aproveite esses experimentos químicos, que podem ser feitos em casa (sob supervisão de adultos) ou trabalhados em sala de aula com o professor, para complementar seus estudos.
Oceano em uma garrafa Encha a garrafa com água até mais ou menos a metade e coloque um pouco de óleo (não é o de cozinha, hein!) por cima. Tampe a garrafa e a movimente para criar o efeito das ondas ao mesmo tempo que ensina sobre a profundidade do mar.
Encha um copo com três dedos de vinagre, coloque as pedras dentro e veja se está saindo bolhas. Se sim, é sinal de que são as pedras certas! Deixe descansando por um dia e, depois, tire as pedras, deixando apenas uma no copo com vinagre!
Ingredientes. Adicione 1/2 xícara de sal de Epsom a 1/2 xícara de água da torneira muito quente e mexa por pelo menos um minuto. Isso criará uma solução saturada em que nenhum sal de Epsom pode se dissolver. Adicione algumas gotas de corante alimentício, se quiser que seus cristais sejam coloridos.
Fazer cristais com potes de água e sal dissolvido é uma experiência quase mágica....Leve o cristal e a solução a um recipiente limpo.
Cultive estalactites e estalagmites
O bicarbonato de sódio reage com o vinagre, fazendo borbulhas, e a reação lembra muito um vulcão em erupção. Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”.
A não ser que você não tenha paciência para seguir todos os passos: adicionar 440 gramas de bicarbonato de sódio, meio litro de vinagre, deixar descansando por uma hora, adicionar 100 ml de água e cozinhar lentamente até que se torna uma mistura uniforme.
Corpo e cabelo
Você vai precisar de água morna e sal fino. Em um recipiente, coloque a água morna e junte o sal fino até a água desaparecer, misturando bem. O processo é bem rápido. Assim que a mistura ficar com aspecto de neve estará pronto.
Use água pura com o bicarbonato. Comece colocando uma xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela e depois coloque uma colher de sopa de água. Mexa com um garfo e depois coloque mais uma colher. Mexa de novo. Continue fazendo isso até que a neve chegue na consistência que você quer.
Para fazer neve artificial, é necessário, sal fino (usei 2,5 embalagens, do mais barato) e água morna. Numa taça, coloque água morna, junte o sal fino até a água desaparecer e misture bem. É muito rápido, assim que a mistura tiver…
Com poliacrilato de sódio, ou floc gel, é possível fazer uma neve caseira de mentira, uma neve artificial ou neve instantânea. Encontre este Pin e muitos outros na pasta Experimentos científicos de Manual do mundo.
Clima. Não basta uma cidade ter temperaturas baixas em determinado dia para nevar. É preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos).
Neve com sabão de coco Você vai precisar de: 1 barra de sabão de coco, 1 pote plástico e 3 minutos no microondas! Corte a barra de sabão ao meio, coloque no pote e leve ao microondas, só isso! As partes aeradas do sabão se expandem e ele infla, depois de seco, se desmancha ao toque, ficando com este aspecto de neve.
Para fazer neve artificial, é necessário, sal fino (usei 2,5 embalagens, do mais barato) e água morna. Numa taça, coloque água morna, junte o sal fino até a água desaparecer e misture bem.