O fator de forma de uma bacia hidrográfica, kf, é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O comprimento axial da bacia hidrográfica, L, é igual ao comprimento do curso d'água principal mais a distância da sua nascente ao divisor topográfico.
A área deve ser definida em relação a um dado ponto ao longo do canal, ou à própria saída ou confluência da bacia. A área total inclui todos os pontos situados a altitudes superiores à da saída da bacia e dentro do divisor topográfico que separa duas bacias adjacentes (Figura 4.
Pode-se utilizar a equação abaixo: Em que: I = declividade média da bacia (m/m); D = equidistância entre curvas de nível em m; ABH= área da bacia (m²); CNi = comprimento total das curvas de nível em m. 3.
A densidade de drenagem, reconhecida como um dos mais importantes parâmetros da análise morfométrica de bacias hidrográficas, foi defInida inicialmente por HORTON (1945) como o comprimento médio de rios de uma bacia hidrográfica por unidade de área, poden- do ser expressa pela equação: Dd =IUA, onde Dd é a densidade de ...
Tempo de concentração é o período gasto para que a precipitação no ponto mais distante da bacia chegue até a seção de controle. Em uma linguagem mais conceituada da ciência hidrológica é possível encontrar diversas definições para o tempo de concentração.
QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS DE RELEVO DE UMA BACIA, DEFINA TEMPO DE CONCENTRAÇÃO? ... Pois, esta referida bacia apresenta uma maior declividade do terreno, consequentemente terá maior velocidade de escoamento superficial e menor tempo de concentração da água precipitada, permitindo uma maior perspectiva de pico de enchente.
Resposta. A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, é responsável por cerca de um quinto do fluxo fluvial total do mundo, sendo que a água que flui pelos rios amazônicos equivale a 20% da água doce líquida da Terra. Espero ter ajudado!!/span>
Maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a bacia do Tocantins-Araguaia, está localizada nas regiões norte e central do país e possui cerca de 2.
Considerada a maior bacia em território brasileiro, a Bacia Tocantins-Araguaia possui uma área de mais de 800 mil km², com destaques para os dois rios principais. O rio Araguaia tem sua nascente no Mato Grosso e é a fronteira natural entre esse estado e Goiás.
A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.