O feudalismo foi o sistema político e econômico que vigorou na Idade Média na Europa Ocidental, marcado pela descentralização política, por uma economia baseada na agricultura (e não no comércio) e pela sociedade profundamente hierárquica (sociedade estamental).
O feudalismo deve sua formação a uma série de fatores, entre eles a desagregação do Império Romano, o declínio da escravidão e do comércio, a ruralização da população, a formação de múltiplos senhorios e reinos bárbaros independentes, a incapacidade da maioria dos sacro-imperadores romano-germânicos em reconstituir uma ...
O feudalismo foi um sistema social e político que se desenvolveu na Europa no período conhecido como Idade Média. É provável que tenha começado após o reino de Carlos Magno, líder do Império Romano. Após sua morte, em 814, o império fragmentou-se, uma vez que não foi substituído por nenhum outro governo centralizado.
Podemos afirmar que o sistema de feudos funcionava sob a forma de uma pirâmide, sendo que em sua base estavam os camponeses, responsáveis por arrendar as terras e dividir sua produção com o senhor feudal. ... Dessa forma é que o sistema de feudos funcionava.
A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal.
A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses. ... Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados.
No topo da pirâmide ficavam o clero, que cuidavam da espiritualidade da população. Em segundo lugar ficavam os nobres. Em terceiro os comerciantes, e em quarto e ultimo lugar ficavam os camponeses e pequenos artesão.