Belo Horizonte, Minas Gerais
29 de novembro de 1946 (idade 74 anos)
74 anos (29 de novembro de 1946)
Com base no que chama de “escrevivência” – ou a escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência de vida da própria autora e do seu povo –, ela compõe romances, contos e poemas que revelam a condição do afrodescendente no Brasil.
Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte (MG). ... Trabalhou como babá e faxineira enquanto cursava os estudos secundários, aspirando à carreira de professora, mas quando concluiu o curso normal, não conseguiu emprego em Belo Horizonte.
O que os livros escondem, as palavras ditas libertam. E não há quem ponha um ponto final na história." Além dessas frases do poema "Do velho ao jovem" uma outra frase, do poema "Vozes-Mulheres", também foi selecionada para estampar a capa das provas do Enem. “A minha voz ainda ecoa versos perplexos”!
João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro, 24 de novembro de 1861 — Curral Novo, 19 de março de 1898) foi um poeta brasileiro. Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.
Joaquim Maria Machado de Assis
XIX. Há 121 anos morria o poeta João da Cruz e Souza, considerado o maior representante do simbolismo brasileiro. Conhecido como "Dante Negro" e "Cisne Negro", o poeta foi influenciado por Charles Boudelaire (1821-67) e teve uma vida marcada por tragédias, preconceitos e segregação.
Cruz e Sousa
Cruz e Sousa
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
A entrada é gratuita e haverá performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898), ícone da literatura catarinense e precursor da poesia simbolista no Brasil.
A literatura catarinense (ou seja, a literatura originária do estado de Santa Catarina), tem como principal característica o uso de temas relacionados à imigração.
Assim, em 1894, o nome de Desterro foi mudado para Florianópolis, que significa "cidade de Floriano", em homenagem a ele. A cidade continuou a crescer. Em 1926, construíram a Ponte Hercílio Luz, que se tornou um símbolo da cidade. Hoje, Floripa - como muitos a chamam carinhosamente - é uma cidade bem grande.
O Estado começou a ser realmente povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes, que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, mais tarde nomeada de Florianópolis. Em 1660, foi fundada a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul.
Catharinense
Florianópolis
Seus habitantes naturais são denominados catarinenses ou barrigas-verdes, por causa do colete que utilizavam os recrutas das tropas de Joaquim Francisco do Livramento, as quais, em 1753, partiram de Santa Catarina para que batalhassem no Rio Grande do Sul e que assegurassem ao Brasil a posse daquela capitania.
As catarinenses se diferenciam da média brasileira por buscarem parceiros de personalidade forte. Elas querem ter um companheiro que seja honesto e forte o bastante para fazer a coisa certa - essas características não aparecem entre as dez mais requisitadas na média nacional.
Quem nasce ou reside na cidade de Balneário Camboriú é chamado de Praiano. O estado Santa Catarina possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sul do Brasil. A capital do Estado Santa Catarina é Florianópolis. Quem nasce ou mora no Estado Santa Catarina é chamado de Catarinense.
Faz parte da tradição cultural de Santa Catarina dizer que as pessoas nascidas no estado são chamadas de barrigas-verdes por causa do hábito de beber erva-mate.
A Wikipédia nos ensina que Barriga Verde é o gentílico utilizado para designar os nascidos no estado brasileiro de Santa Catarina e se alonga afirmando que é um consenso entre os documentos históricos disponíveis que ele designava um regimento militar, o regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, ...
Barriga-verde é um gentílico utilizado para designar os nascidos no estado de Santa Catarina. A origem do termo vem do apelido dado pelos açorianos ao Regimento de Infantaria de Linha da Ilha, pois no uniforme os soldados usavam uma larga faixa verde, como um cinturão, sobre a barriga.
O termo manezinho tipifica todos aqueles que são descendentes dos portugueses, principalmente daqueles vindos das Ilhas dos Açores, da cultura pesqueira e da extinta caça às baleias; remete as rendeiras, lavadeiras, benzedeiras, e todos os outros mistérios guardados na nossa Ilha da Magia!
Manezinho é o gentílico popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.