Resposta: A temperatura dos répteis é exotérmica, ou seja eles não produzem calor sozinhos, precisam ficar no sol para isso. Uma vantagem seria de que eles não gastam energia produzindo calor, então podem gastar em outras atividades.
Animais homeotérmicos ou endotérmicos: são aqueles animais de sangue quente, que mantem sua temperatura corporal constante, ou seja, a sua temperatura é independente da temperatura do ambiente. ... A temperatura corporal está relacionada com o funcionamento de proteínas, que desempenham funções importantes no organismo.
Já os répteis, que não conseguem manter a temperatura do seu corpo constante, precisam tomar sol para se aquecer. Assim, no dias mais gelados, é preciso que haja alguma fonte de calor artificial para manter esses bichos aquecidos. ... Répteis precisam do Sol para manter o corpo aquecido.
Afinal, os lagartos adoram tomar sol, e por uma razão muito simples: eles não são capazes de aquecer seus corpos sozinhos, sem a ajuda do ambiente externo. ... Os lagartos, por exemplo, precisam comer bem menos que um ratinho do mesmo tamanho, pois, com a temperatura reduzida, eles aproveitam muito melhor a comida.
Os bichos vivem se “termorregulando” – calibram a tempertura corpórea pela temperatura do ambiente – movendo-se habilmente por seu “nicho térmico”. ... “O lagarto se expõe ao sol para atingir uma determinada temperatura corpórea, depois vai para a sombra, depois volta para o sol a fim de 'fazer manutenção'”, explica Rocha.
Nos pés das aves há um mecanismo de contracorrente sanguínea que impede que elas percam calor por essas estruturas. ... Em razão da endotermia, aves e mamíferos não precisam se expor ao sol, nem mesmo quando a temperatura do ambiente está baixa.
Na verdade não é tão alta, eles são homeotermos, capazes de regular a própria temperatura, isso depende do ambiente que ele vive. Sendo assim se mantem constante independente das variações de temperatura ambiental.
No hipotálamo situa-se o sistema de controle central, que regula a temperatura do corpo ao integrar os impulsos térmicos provenientes de quase todos os tecidos do organismo, e não apenas em relação à temperatura central do organismo, o que tem sido considerado como temperatura corporal média.
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.
A termogênese química é o processo de produção de calor através do consumo da gordura acumulada no organismo. 2 - O principal mecanismo de termólise biológica é a vaporização do suor presente na nossa pele, que é produzida automaticamente em ambientes muito quentes.
Os principais mecanismos envolvidos na termólise biológica são a radiação, a condução, vaporização e a convecção. ... A radiação corresponde ao processo físico de emissão de calor sob a forma de ondas eletromagnéticas, em específico, de ondas infravermelhas.
Um dos métodos da termorregulação é a dilatação dos vasos sanguíneos cutâneos para que haja um remanejamento do débito cardíaco para a periferia. Desta forma, devido ao fluxo sanguíneo, há um aumento da temperatura cutânea permitindo assim que o calor seja eliminado por radiação e convecção para o ambiente.
Para o Calor: são acionados para ajudar o corpo humano a perder calor. Vaso dilatação periférica: os vasos sanguíneos dilatam-se, a temperatura da pele aumenta, ç p g p p facilitando a perda de calor por convecção.
2a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 É considerado um mecanismos de termogênese: Evaporação Contração muscular Radiação Convecção Condução Gabarito Comentado.
A temperatura do corpo reflete o equílibrio entre a produção e a perda de calor e pode cair como resultado da perda de calor por condução, convecção, radiação ou evaporação. A condução é a transferência de calor por contato direto a um gradiente de temperatura, por exemplo, a partir de um corpo quente ao ambiente frio.
Quando a temperatura do corpo é maior que a temperatura do ambiente, uma maior quantidade de calor é emitida do corpo para o ambiente do que do ambiente para o corpo. Uma pessoa em repouso, quando está em uma sala térmica perde aproximadamente 60% de calor (da perda total de calor) por meio de radiação.
Durante o exercício o calor é dissipado por condução para roupas, calçados ou materiais em contato com o corpo; – Convecção: é a transferência de calor para fluídos que se deslocam devido a diferença de densidade.
é proporcional à área de transferência perpendicular ao fluxo de calor (A=W×H, m2), e ao gradiente de temperaturas (dT/dx)....