O exercício profissional do Supervisor de Ensino requer a capacidade de assessorar, orientar, monitorar, acompanhar, avaliar e subsidiar a equipe escolar no desenvolvimento de capacidades e atitudes necessárias para a promoção da qualidade da educação e no comprometimento com as aprendizagens dos estudantes.
RESPOSTA: O papel do supervisor escolar/coordenador pedagógico ou orientador educacional sobre a prática desenvolvida na escola participativa para efetivação do processo de ensino-aprendizagem é ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é necessário percepção ...
O supervisor é o mediador da relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem. A ação supervisora está fundamentada em três dimensões básicas: atitudinal, procedimental e conceitual.
A supervisão escolar é responsável pelo constante desenvolvimento do aluno, professor e a equipe que por ela é assessorada, durante todo o processo ensino-aprendizagem. As funções desempenhadas pela Supervisão Escolar são determinantes para que esse processo ocorra conforme os objetivos traçados.
O supervisor tem o dever de orientar os professores e auxiliá-los, promovendo um convívio sadio entre a escola, os professores, os alunos e seus familiares, pois ele é o profissional orientador do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma escola.
Deve-se ressaltar que o cargo “coordenador pedagógico” surge na Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo pela primeira vez em 1985, através do Regimento Comum das Escolas Municipais. para a sociedade e para o mercado (FREITAS, 2005, p. 912). e de orientar a sua execução.
O papel do coordenador pedagógico. O coordenador pedagógico tem extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que ele promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos.
A Lei 5. 692/71, que instituiu a reforma do Ensino de 1º e 2º graus, passou a estabelecer funções no quadro do magistério comprometidas com a ação supervisora, dentre elas estaria o coordenador pedagógico. ... 232), que para a maioria dos estudiosos da área, é a atribuição primordial de uma coordenação pedagógica.
Não existe uma formação pré-definida para o coordenador pedagógico de uma escola. Geralmente, esse profissional vem do curso de Pedagogia. Porém, qualquer outra pessoa com diploma de licenciatura ou experiência docente pode ser nomeada para tal cargo em uma instituição de ensino.