A reprodução sexuada nos ascomicetos envolve a formação de um asco, estrutura em forma de saco, na qual ascósporos haplóides, formados após a meiose e mitose. Ascos e ascósporos são estruturas exclusivas que distinguem os ascomicetos de todos os outros fungos.
Resposta. Resposta: Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos. ... Os esporos são células que, por mitose, originam novos indivíduos.
Os basidiomicetos são de todos os fungos os mais vulgares. ... Esta classe de fungos inclui cerca das 2500 espécies conhecidas. Os basidiomicetos distinguem-se dos restantes fungos pela produção de basidiósporos, que se formam a partir de uma estrutura esporífera denominada basídio.
Leveduras são unicelulares, enquanto os fungos filamentosos apresentam o micélio que é constituido por um conjunto de hifas. ... As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo—as hifas.
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores. ... Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína.
Morfologicamente podemos aponta que as leveduras são fungos com a capacidade de forma indivíduos unicelulares, já o bolor e um fugo do reino funje que tem a capacidade de forma micélios assim sendo pluricelular.
Leveduras também podem reproduzir-se por divisão celular simples. Os mofos, ou bolores, bastante encontrados em alimentos em decomposição, produzem esporos assexuadamente, o que origina novos fungos. No entanto, muitas espécies também podem reproduzir-se sexuadamente.
As leveduras podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente. No primeiro caso, a reprodução se faz pela formação de ascosporos, ou seja, esporos contidos numa espécie de saco. ... A reprodução assexuada envolve dois processos interessantes: a mitose e a meiose. A mitose ocorre quando há bastante alimento disponível.
E tal como as maçãs produzem sementes, os cogumelos produzem esporos. ... “Na maior parte dos cogumelos que conhecemos como tal, os esporos são produzidos na parte inferior do chapéu – nas lâminas, tubos, agulhas ou pregas.”