Quem tem direito à cidadania espanhola?
Processo. O processo de nacionalidade por opção dura alguns meses, e culmina com a emissão de uma certidão de nascimento espanhola do interessado. Com essa certidão em mãos será possível obter o passaporte espanhol em algumas semanas.
Isso porque, segundo o Consulado Geral da Espanha em São Paulo, quem tem direito à cidadania espanhola são filhos e netos de pais espanhóis (mãe e/ou pai). Porém, quando a ligação é direta – de pai para filho – o processo é mais rápido.
O neto de espanhol de origem, possui direito de obter a cidadania espanhola por herança caso o pai ou a mãe já tenha adquirido a cidadania e caso ele seja menor de 18 anos, caso seja maior de idade, deve primeiramente residir por pelo menos um ano legalmente na Espanha.
Para os pesquisadores de imigrantes que vieram do final do século XIX em diante o caminho é semelhante aos de outros povos: Listas de imigração disponíveis online onde o nome do antepassado, sua idade e poucas informações foram grafadas. O Museu de Imigração é sempre uma ótima opção.
Uma das mais buscadas é a FamilySearch, entidade que reúne mais de quatro bilhões de certidões, onde é possível pesquisar e consultar o banco de dados gratuitamente e encontrar informações realizando buscas pelo sobrenome.
É possível solicitar cópias de nascimento, casamento e óbito online da Espanha através do site do Ministério da Justiça (Ministerio de Justicia). Para solicitar cópias desses registros vitais clique no link correspondente abaixo: Certidão de Nascimento ou Certificado de Nacimiento.
Alguns sites podem te ajudar nessa missão.
Para encontrar pessoas em Portugal pode usar-se o sitewww.pai.pt, basta introduzir o nome completo ou o primeiro e último nome da pessoa para iniciar a busca.
Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.
Você pode conseguir encontrar seus parentes mais distantes pelo sobrenome por meio de grupos no Facebook, ou só por meio de uma pesquisa nessa rede social mesmo. Tente procurar por grupos com o nome Família + seu sobrenome.
Se você deseja pesquisar um parente que esteja na árvore (mesmo que nunca tenha usado a Árvore Familiar), poderá acessar o FamilySearch e, na aba Pesquisar, escolher Árvore Familiar. A partir daí, você precisará entrar no site ou criar uma conta gratuita no FamilySearch.
Basta digitar na barra de procura uma das opções seguintes:
Se você souber o nome completo da pessoa que está procurando, a busca fica mais fácil. Com o nome completo, podemos tentar encontrar a pessoa através do Google, digitando o nome da pessoa entre aspas (“nome da pessoa”). O resultado desta consulta serão páginas onde o nome completo ocorre.
Como encontrar alguém com o primeiro nome e cidade
Muitas vezes você pode encontrar alguém através de uma busca rápida de graça pela Internet.
Passo 1. Digite na barra de busca do Facebook (no topo da tela) o nome que lembra da pessoa (pode ser só o primeiro nome). Passo 2. Na tela ampla de resultados clique em “Pessoas” no menu da esquerda.
Chamado de "Find Friends Nerby" (Encontre amigos por perto, em inglês), o recurso utiliza as informações de GPS para sugerir quem está por perto. Basta entrar no link https://m.facebook.com/friendshake a partir do aparelho móvel, ou utilizar o app que já existe para iOS e Androids.
Comece a sua busca online em um site de pesquisa de pessoas. Muitos pedem o primeiro nome e o sobrenome, mas alguns, como o People Lookup, permitem que você procure apenas pelo primeiro e por uma localização. Se você não sabe onde ela mora, use o local onde a conheceu.
Ela está abaixo da barra de pesquisa do topo da página do Facebook. Clique no link Escolha uma cidade. Esse link está localizado no lado esquerdo da página, abaixo do cabeçalho "Cidade". Clique nele para abrir uma barra de pesquisa.
Na barra de pesquisa da rede social, digite o código de área e número de celular do contato. Clique sobre o nome do usuário para abrir seu perfil e adicioná-lo a sua rede de contatos. Passo 2. Caso não encontre, observe se você digitou o telefone com DDD da cidade, antes do número.
No site do IBGE você pode encontrar dados antigos do censo dos estados e municípios. A maioria dos registros do censo estão agrupados por estado. Por isso, é importante saber o estado em que a pessoa nasceu, morreu ou ainda vive. Procurar em sites com acervos de documentos históricos da cidade também pode ajudar muito.
Fazer a consulta é bem simples, digite “portal da transparência” no Google para encontrar o site oficial, na página principal você vai encontrar uma caixa de pesquisa (como mostra a imagem abaixo) selecione a opção “pessoa física” e faça a procura através do CPF, nome ou NIS.
Tem como saber a data de nascimento pelo CPF e nome? Se esta é a sua dúvida então te indicamos o aplicativo “Pessoa Física”, criado pela Receita Federal. Através dele é possível fazer a consulta de algumas informações pessoais e usar alguns outros serviços relacionados ao IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).
Providencie um mapa astral com a hora aproximada. Não precisa ser muito detalhado, pois é apenas o ponto de partida. Se não tiver ideia do horário de nascimento, faça um mapa como se tivesse nascido ao meio-dia. Se o nascimento foi entre 4:00 e 8:30, por exemplo, use 6:15.