As compressas frias diminuem o fluxo sanguíneo do local em que é aplicada, ajuda a desinchar, e possui efeito analgésico que se inicia após 5 minutos de uso, podendo ser usada até 48 horas após injeção, em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas.
O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
Quanto à combinação de ambos, existem casos em que é a melhor pedida no tratamento. É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado.
“A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes. Já a compressa quente deve ser usada numa segunda etapa, cerca de dois dias depois do trauma. Se for uma distensão muscular, aplica-se a compressa quente de cinco a sete dias depois de ocorrer a lesão.
Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há inflamações com formação de pus (furúnculo, terçol etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas.
Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos. Em seguida, na água fria, por 1 minuto. Enquanto os pés estiverem na água fria, acrescente água fervente ao balde de água quente, para manter a temperatura inicial. Faça isso alternando 5 vezes e termine com a aplicação fria.
É muito simples fazer em casa: basta esquentar dois litros de água (no fogão ou no micro-ondas), colocar dentro de uma garrafa PET e fechar. Crianças, peçam ajuda a um adulto para evitar queimaduras na hora de colocar a água quente na garrafa! A compressa que também funciona como massageador para os pés está pronta!
Para fazer esta técnica basta clocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.
Passo 1: despeje o arroz dentro da meia para saber qual a quantidade de arroz que você usará. Em seguida, coloque este arroz num recipiente e misture uma pitada de erva doce e de camomila. Agora que a mistura está pronta, basta colocar dentro da meia novamente. Use uma linha ou um barbante para amarrar na ponta.
A dica é colocar meio quilo do grão em cada pé de meia, misturar com um óleo essencial cheiroso, colocar no micro-ondas (oi?!?) e pronto! A "bolsa" fica quente por bastante tempo e vai relaxar os seus ombrinhos com certeza.
Fazendo a bolsa térmica com uma meia. Encha uma meia velha com arroz cru. É o Método mais simples de fazer uma bolsa térmica reutilizável. Você precisará de uma meia velha, arroz cru, um forno de micro-ondas e material para costurar ou amarrar a meia.
Vire o tecido da capa com a parte do avesso para cima e dobre as pontas. Em seguida, coloque o saquinho perto ou dentro do tecido para medir e dobre o tecido da capa envolvendo o saco para ficar na medida certa. Deixe as pontas do tecido uma sobre a outra, sempre do avesso, para fazer a abertura da capa.
A bolsa de sementes é usada como recurso quando precisamos de compressa quente ou fria. Para usar como compressa quente – esquente por 30 segundos no microondas, experimente na sua pele e depois, com a certeza de que a temperatura está adequada, coloque na barriguinha do bebê.
Como usar: Podem ser aquecidas no forno ou micro-ondas. Borrife a almofada com água (ajuda aumentar a durabilidade das ervas): Microondas: aquecer por 2 ou 2 1/2 minutos. Se não tiver prato giratório, deixar 1 1/2 de cada lado.
Separe: uma tira de tecido estampado de 12×38 cm, uma tira de algodão cru de 10×36 cm, um pacote de sementes para pássaros, alpiste ou painço, essências naturais de boa qualidade.