A pronga nasal é um dispositivo utilizado para oferta de ventilação, sendo adaptado à narina do recém-nascido que, pela pressão exercida, poderá levar ao desenvolvimento de traumas como hiperemia, congestão, lesões, dor, entre outras complicações(4-6).
A Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), pressão positiva contínua nas vias aéreas, é uma técnica que possibilita uma recuperação mais rápida, garantindo que mais crianças sejam beneficiadas pelo atendimento do serviço da Neonatologia do HRN.
Montar um sistema de VNI neonatal é bastante simples. Precisam-se apenas de um sistema de CPAP nasal e de um ventilador convencional de fluxo contínuo, ciclado a tempo e limitado a pressão (Inter 3, Inter 5, Inter Neo, Dixtal,etc). Estes respiradores representam a maioria dos respiradores neonatais.
A CPAP em selo d'água apresenta variações na pressão gerada pelo gás umidificado aquecido que borbulha rapidamente embaixo d'água a um determinado nível, como 5 cmH2O. Isso produz oscilações na pressão de cerca de 4 cmH2O em torno do nível determinado de CPAP.
Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
O que é CPAP e para que serve? O CPAP (Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas) é um aparelho que fornece pressão contínua de ar que desobstrui as vias aéreas durante todo o período do sono.
É simples: se você é uma pessoa saudável, sem histórico de doenças pulmonares, e se sua apneia obstrutiva do sono é moderada, o aparelho CPAP provavelmente será o mais indicado para começar o tratamento.
Como usar o CPAP
CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento para apneia do sono, do tipo obstrutiva. Foi inventado por um médico australiano em 1981, juntamente ao nome dado a máquina, que é uma abreviação de Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas.
Ele adicionará umidade ao ar enviado na máscara, evitando o ressecamento. Usar o CPAP com uma máscara oronasal/facial pode causar ressecamento na boca, na garganta e no nariz. O umidificador também controla o ressecamento nasobucal, uma vez que o ar umidificado entrará pela boca e pelo nariz.
Logo nos primeiros dias de uso, o CPAP já proporciona benefícios como:
O preço do CPAP AirSense S10 Autoset e o Autoset For Her varia entre R$ 2.
Para quem busca conforto, o CPAP automático AirSense 10 AutoSet com Umidificador, da ResMed, é um dos mais indicados! Uma das vantagens é que o dispositivo foi projetado com um umidificador integrado, que torna a terapia mais confortável e evita sintomas colaterais do tratamento, como ressecamento e congestão nasal.
Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias.
Confira, agora, opções que podem te ajudar a dormir melhor!
Para identificar a apneia obstrutiva do sono, deve-se notar a presença dos seguintes sintomas:
Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.
Significado de Apneia [Por Extensão] Obstrução completa da passagem de ar para os pulmões. Apneia do Sono.
A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema.
Durante o sono, um pequeno número de apnéias, geralmente de 7 a 20 por noite, pode aparecer em indivíduos normais. Quando ocorrem com freqüência maior que cinco apneias por hora, ou 30 apneias por noite, são consideradas anormais. Os malefícios da doença decorrem da soma de apneias ao longo de anos.
Existem três tipos principais de apneia do sono:
Diminuição do percentual do sono fase REM; Índice de apnéia/hipopnéia elevado, predominando os eventos respiratórios obstrutivos; Presença de dessaturação da oxi-hemoglobina associado aos eventos respiratórios anormais; Presença de ronco intenso constante.
Em todos os tipos de apneia, pode haver uma redução na frequência cardíaca e nos níveis de oxigênio. Nem todas as pausas na respiração representam problemas. A respiração periódica consiste de uma respiração normal, que dura entre cinco e vinte segundos, seguida por períodos de apneia que duram menos de vinte segundos.