Hoje, o primeiro molar superior deve ser encarado como um dente que apresenta, normalmente, quatro canais, que podem estar distribuídos do seguinte modo: um canal na raiz palatina (na literatura há casos citados de dois canais nessa raiz), um canal na raiz vestíbulo-distal e dois canais na raiz vestíbulo-mesial.
MORFOLOGIA Os molares superiores apresentam três raízes. Sendo que o primeiro molar superior é maior que o segundo molar superior. No 1º Molar Superior existe um túberculo que é uma protuberância em esmalte na cúspide mésio-lingual.
Raiz: São duas raízes sempre separadas, uma mesial e mais larga e sulcada e outra distal menor e menos sulcada. SEGUNDO MOLAR INFERIOR (37 ou 47) É um dente de 4 cuspides menor que o primeiro molar inferior. Face vestibular: É composta por duas cúspides separadas pelo sulco vestibular.
O motivo é que os canais de um dente constituem um sistema único e comunicante. No caso do 27, na grande maioria dos casos, há quatro canais (dois deles estão em uma mesma raiz).
Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais. Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.
Molares inferiores: apresentam na sua maioria 3 raízes e três ou quatro canais radiculares.
Os dentes da arcada inferior são inervados por quatro nervos principais: nervo mandibular. nervo alveolar inferior. nervo mentoniano.
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
O nome técnico para esses primeiros dentes é dente decíduo, pois eles eventualmente cairão. A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
Há 32 dentes permanentes: um par de cada um dos incisivos centrais, superiores e inferiores, incisivos laterais, caninos, primeiros pré-molares, segundos pré-molares, primeiros molares, segundos molares e terceiros molares (dentes do siso).
Na verdade não podes perder dente nenhum. São as pérolas da boca e sua remoção pode ser danosa a todo o organismo desde a altura dos olhos, ombros coluna (escoliose) e o processo vai até os pés. Portanto não remova dente nenhum inclusive os sisos que te darão a forma definitiva dos dentes.
Nome e numeração dos dentes
Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos. Os adultos têm 12 molares permanentes – seis na mandíbula inferior e superior, e as crianças têm oito molares primários .
Hipopótamo O hipopótamo também tem os maiores caninos de qualquer animal terrestre, que parecem duas espadas e chegam a colossais 40 centímetros de comprimento.
Número 24: Incisivo central. Número 25: Incisivo central. Número 26: Incisivo lateral. Número 27: Cuspid ou canino.
Aproximadamente 64% dos indivíduos da pesquisa possuíam o dente 14 com largura maior que 7,0mm. Nas cartelas de dentes artificiais aferidas, encontrou-se apenas um modelo com dimensão mesiodistal superior a 7,0mm. Cerca de 74% dos primeiros molares superiores naturais possuíam altura menor que 7,0mm.
Já para CIC, a maioria dos dentes naturais está entre 10,6 - 11,0 mm, enquanto a maioria dos dentes artificiais está entre 9,6 - 10,0 mm. A maioria dos modelos de dentes artificiais e naturais possuem LR entre 46 - 47 mm.
A forma dos dentes da frente é importante na aparência, individualidade e personalidade do sorriso. De modo geral, a proporção ideal entre altura e largura dos incisivos centrais superiores é de 1:0,8. Entretanto é importante salientar que a forma dos dentes deve entrar em harmonia com o restante da face.
Em suma, não existe um padrão único para o dente perfeito, ele deve ter posição, formato e proporção e cor de acordo com o rosto do paciente, idade, gengiva, altura do lábio e sorriso.
O formato dos dentes podem ser variáveis: arredondados, quadrados, alongados, ovalados e triangulares. Podem até existir outras variações de formato, porém o ideal para um belo sorriso é atingir a proporcionalidade entre largura e altura entre os dentes anteriores.
Nicholas Davis, autor da pesquisa, traçou em teoria alguns fatores que fazem um sorriso ser “perfeito”: o sorriso deve ter pelo menos metade da largura da face; os lados direito e esquerdo dos lábios devem ser simétricos e igualmente carnudos; enquanto os incisivos superiores devem ter o traço mais marcante do sorriso, ...
QUER SABER COMO DEIXAR OS DENTES RETOS? CONHEÇA AQUI 6 TRATAMENTOS!