A denominação “petit gâteau" é possivelmente uma invenção norte-americana, já que em francês “petit gâteau" significa de modo genérico qualquer “pequeno bolo”. Ele não é muito conhecido na França. Entretanto a sua composição lembra a origem francesa das populares “tartes au chocolat” e principalmente o “fondant”.
Petit gâteau (do francês pequeno bolo, plural: petits gâteaux; pronuncia-se peti gatô) é uma sobremesa composta de um pequeno bolo de chocolate com casca e recheio cremoso servido geralmente acompanhado de sorvete.
Como pedir o Petit Gâteau em Paris. No Brasil e nos USA ele se chama petit gâteau, mas aqui em Paris onde tudo começou, ele se chama fondant au chocolat, mi-cuit au chocolat, moelleux au chocolat ou gâteau au cœur coulant. Claro que em matéria de chocolate devemos ser precisos.
O nome “Petit Gâteau” já diz tudo: “pequeno bolo” (embora na França esta delícia seja conhecida como “fondant au chocolat”). Mas esse não é qualquer bolinho – tem que ter uma casquinha crocante e o recheio com consistência de calda. Descubra como um erro deu origem à sobremesa mais desejada do mundo!
No Brasil, o petit gâteau começou a aparecer nos anos 90, com a leva de chefs franceses radicados em São Paulo. Erick Jacquin orgulha-se de ter sido um dos primeiros a introduzi-lo num cardápio paulistano, em 1995, no Le Coq Hardy. É dele a receita do petit gâteau do Le Vin, acima.