EQST

Como Era A Organizaço Familiar Dos Astecas?

Como era a organização familiar dos astecas?

A sociedade asteca era uma sociedade estratificada, portanto, dividida em classes sociais. ... Abaixo do imperador, estava a classe que pode ser definida como nobreza, ou seja, pessoas que possuíam posições importantes na sociedade. Nela, incluem-se sacerdotes, funcionários do Estado e membros da família real.

Qual é a política dos astecas?

Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.

Como os astecas usavam suas terras?

Explicação: o Império Asteca sobrevivia dos impostos cobrados nas cidades dominadas; como esses impostos não eram na forma de dinheiro, mas de produtos (peças de algodão, ouro em pó, artesanato, cogumelos alucinógenos...), não interessava aos astecas que as cidades que eles pretendiam dominar fossem destruídas...

Como era constituída a pirâmide econômica asteca?

Ela se organizava como uma pirâmide desde os indígenas: na base escravos (bem tratados), servo (que trabalhavam nas terras privadas da nobreza), já a maioria da população era composta pelos comuns (Macehualtin), que viviam e trabalhavam nas terras comunitárias, por direito de usufruto.

Como era a religião asteca *?

A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.

Como era composta a população asteca?

A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros — como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus (macehualtin) que tivessem realizado algum ato extraordinário.

Como era o funcionamento do comércio dos povos astecas?

A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana. ... O comércio interno era intenso no Império Asteca.

Qual era o sistema de escrita dos astecas?

A escrita asteca (também escrita nauatle) é um sistema de escrita pictográfico e ideográfico pré-colombiano usado no México central pelos povos nauas.

Como era a cultura dos maias?

Uma parte importante da cultura dos maias estava relacionada com os sacrifícios humanos. ... Podem ser destacadas algumas cidades-estado maias, como Copán, Tikal, Palenque, Calakmul, Bonampak, Mayapán e Chichen Itzá. Segundo alguns historiadores, Chichen Itzá era uma cidade híbrida que mesclava a cultura maia e tolteca.

Como vivem os maias nos dias de hoje?

Os Maias foram dizimados pelos europeus, em especial os espanhóis que foram responsáveis por cometer esse genocídio assombroso. Os poucos descendentes que sobreviveram ao massacre conseguiram fugir e se esconder nas florestas. Hoje em dia seus descendentes moram em países como Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras.

Qual é a base da alimentação indígena?

A base da alimentação indígena é reforçada pela mandioca, macaxeira ou aipim, pelo milho, por carne de caças e peixes, por raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas, coco e folhas verdes. Dos produtos da natureza, os índios também procuram extrair óleos, bebidas e farinhas.

Qual era a base da alimentação dos quilombolas?

Segundo Cascudo (2004), a mandioca era o alimento mais popular à época dos quilombos. Dentre seus diversos usos, a farinha obtida da mandioca se destaca como base alimentar dos nativos brasileiros desde muito antes da colonização portuguesa.

Onde fica as ruínas da civilização maia?

As ruínas de Tikal fazem parte do Parque Nacional de Tikal, localizado em uma região ao norte da Guatemala, Petén. O parque é parte da Reserva da Biosfera Maia, que abrange 575 quilômetros quadrados da floresta tropical ao redor.

Onde ficam as ruínas dos maias?

As Ruínas Maias de Tulum estão entre as ruínas pré-hispânicas mais pitorescas e misteriosas da Península de Yucatán, no México. Com origem no século XIII, as ruínas são uma série de edifícios bem conservados dentro de muros fortificados.

O que os maias deixaram?

Mas, além disso, os maias fizeram contribuições muito significativas para a arquitetura, a matemática, a topografia, a arte têxtil, a cozina, que o projetaram através dos séculos para a atual cultura da América Central, que abarca parte do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Em que ano desaparecem os maias?

de 12