"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
A forma mais simples de descobrir se o ovo está cozido é observando a casca após alguns minutos de cozimento. Se a casca está quebrada, significa que o ovo já está cozido. Contudo, se você procura um ovo mal cozido, com gema mole, não espere até a casca quebrar porque isso significa que o ovo cozinhou demais.
Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Ao adicionar sal na água, a densidade da água muda. Logo, a água com sal é mais densa que a água sem sal. Densidade é uma relação entre massa e volume.
No caso podemos afirmar que a densidade de um ovo de galinha está próximo ao 1 g/mL. Isso porque quando você coloca o ovo em água ele irá afundar caso esteja bom para consumo e irá flutuar caso esteja estragado. No entanto ele irá flutuar caso coloque sal.
O óleo é menos denso do que a água. Na prática, isso significa que um litro de óleo pesa menos do que um litro de água, então ele fica na superfície.
Um material mais Denso é quando colocamos um objeto na água e ele afunda, Já o menos Denso, é o contrário, que é o que boia!
A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.
O gelo é importante para resfriamento do planeta e ele só se sustenta se não há excesso de gases do efeito estufa na atmosfera. Além disso, o congelamento parcial e superficial que se dá nos lagos.