Como tratar: O tratamento é necessário quando surgem sintomas, sendo iniciado com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como Acetaminofeno ou Ibuprofeno. Porém, se não existir melhora após 2 semanas pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o cisto.
Bom dia, o cisto simples no testiculo ou no epidídimo é muito comum, trata-se de uma condição benigna, que pode ocorrer em virtude de sequela de um trauma ou infecção local, ou ainda ser congênita (de nascença). Na maioria das vezes não requer tratamento, apenas conduta expectante.
Veja como identificar o cisto sebáceo. Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
O cisto de cordão espermático é um tipo de hidrocele não comunicante atribuída à obliteração anômala do conduto peritônio-vaginal após a descida dos testículos. Por ser uma alteração embriológica, a descoberta desta condição predomina-se na infância, sendo rara no adulto.
Sonograficamente, um cisto simples do testículo é uma imagem anecóica, localizada dentro do parênquima testicular. Tem contornos bem definidos e reforço acústico posterior. Ao estudo dopplervelocimétrico não há sinal de fluxo.
Em geral a correção da hidrocele é um procedimento de pequeno porte com retorno precoce às atividades. O mais importante é ter o retorno cirúrgico em torno de 1 semana para reavaliação do seu urologista e aí sim definir o tempo ideal de repouso para cada atividade. A média de recuperação pode variar entre 10 a 30 dias.
A hidrocele comunicante, na qual ainda há comunicação da cavidade abdominal e a bolsa testicular, varia de volume durante o dia, usualmente associada à atividade física, esforço ou mesmo pela própria força da gravidade.
É um dado do exame de ultrassom da bolsa testicular. Hidrocele é uma doença, portanto quando há descrição de que HÁ hidrocele significa que a pessoa tem esta afecção. Quando descreve que NÃO HÁ (ausência) significa que está livre deste problema.