Não existe entidade na Umbanda que não risque ponto. De exu à ibeijada todas as entidades, se entidades de verdade, devem riscar e firmar seu ponto. É através dele que a entidade indica sua origem e linha de trabalho e busca as energias para o cumprimento de sua missão.
Firmar Ponto: Cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentração da corrente espiritual.
Como muitos médiuns ao passar mal começam a cair no chão, ou a bambear as pernas, a expressão 'firma cabeça' quer dizer um médium que recebe toda a porrada energética da gira e mesmo assim fica em pé. Daí nasce esse termo, um médium forte teria o corpo e a 'cabeça firme' no lugar durante a gira.
RESUMO Os Pontos Cantados são cânticos ritualísticos acompanhados por percussão em atabaques consagrados e entoados pelos sacerdotes músicos da Umbanda, os Ogans. Estes cânticos possuem informações sobre o passado colonial brasileiro, a história da Umbanda, o imaginário de seus praticantes etc.
Um Exu Guardião é assentado na tronqueira, e vários outros são “firmados” dentro dela, sendo que estes estão ligados a outros senhores Exus Guardiões de reinos e de domínios regidos por outros Orixás. ...
Os assentamentos criam vórtices ou “pontos de forças”, enquanto as firmezas de outros guias e Orixás dotam-no de um maior poder de realização. ... Normalmente se assentam o Guia-Chefe e o Orixá regente da coroa do dirigente espiritual, assim como ao se Exu e Pombagira guardiã.
Pode ser em qualquer local mais discreto de sua casa ou comércio. Mas não pode, de forma alguma, colocar a firmeza em um dormitório; escolhido o local, coloque o prato e, então, coloque o copo de cachado lado e, então acenda os cigarros. A cada cigarro aceso, firme, então, seus pedidos de proteção a seu Exú.
Prece de Exu “Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno. Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos.
É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo. O Exu também está presente na umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças.
Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de Nosso Criador , e afaste de nós o Mal. E se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade, para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sobre Tua Guarda e Proteção.
Peço a paciência para eu perdoar meus inimigos e perseverança para eu sobreviver em todas as situações difíceis. Peço que me vitalize na fé para resistir e vencer. Dai-me, compadre, a esperança e a certeza do retorno. Peço, também, que, com sua capa, ilumine meus caminhos e conforte-me sempre...
As Pombas Giras das Almas realizam um dos trabalhos mais lindos e específicos, nas falanges das Guardiãs.
Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo. Peço que liberte das trevas todos os meus protetores.
Oferenda ao Exú do Ouro
Você conhece Exu Chama Dinheiro ou apenas Exu do Ouro? Para quem não conhece, Exu Chama Dinheiro é do Reino da Lira e também atua no campo financeiro, da prosperidade e dos ganhos financeiros. Já Exu do Ouro é Regência de Oxum e é muito conhecido dentro da vertente 'Umbanda Sagrada'.
Como saber se minha oferenda foi aceita? O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
Exu do Ouro é o único guardião ou entidade que trabalha 100% para o bem e pode ser cuidado dentro de sua casa. Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos .
Ofereça tudo a Iemanjá, pedindo para que ela ajude você a alcançar o que deseja, rezando em seguida um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Ao conseguir a graça, volte ao lugar e reze novamente, desta vez em agradecimento. Esta simpatia deve ser feita no dia 08 de dezembro, dia de Iemanjá.
Caso faça as oferendas em casa, deixe por 3 dias e depois despache. Não há a necessidade de despachar as vasilhas junto, porque após 3 dias, não há mais nada ali a não ser lixo.
Os sinais de que uma pessoa tem Pombagira Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool. Também pode ocorrer um sintoma muito semelhante à excitação sexual, pois ela usa o chacra genésico (das glândulas sexuais) para se manifestar.
Um médium vai incorporar a Pombagira, que pode atender por diversos nomes – Maria Padilha, Rosa Caveira e Maria Mulambo, por exemplo – e ouvir o que a pessoa deseja. Em troca de oferendas diversas, que variam de acordo com o pedido, ela vai apresentar conselhos e rituais para resolver os mais diversos problemas.
A Pomba-gira é uma manifestação mediúnica, como já citamos, e nesta manifestação inúmeras ações lhe são características. Entre elas estão o girar, o gargalhar, o balançar a saia, entre outros.
Pomba Gira é uma Guardiã assim como os Exús, especialista em amor e relacionamentos. Trabalha com a energia sexual que une os homens à Terra. Como alguns acreditam que ela tenha sido uma pessoa que fez os outros sofrerem enquanto viveu, as pessoas têm medo.
1- Escreve o nome da pessoa no cigarro, começando da ponta onde acende em direção ao filtro. 2- Vá a um parque ou no terreiro de sua casa (Não pode fazer dentro de casa!!!) 3- Ao chegar onde vai fazer a sua simpatia, pegue o cigarro e diga: SALVE POMBA GIRA DA ESTRADA!
A pombagira é risonha e dá gargalhadas estridentes para afastar o mal e amedrontar os espíritos obsessores, que buscam vingança. Gosta de beber, fumar e de se vestir bem e está sempre com a mão na cintura, por vezes segurando a barra da saia ou jogando-a por cima da perna.
Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.