Mais de 2,4 milhões de pessoas fizeram a prova do Enem 2020, que contou com nove questões relacionadas à Educação Física.
450 pontos
Apesar da característica voltada para as atividades práticas, várias questões sobre a temática da educação física estão presentes na prova do ENEM. Estar atento aos conteúdos dessa disciplina e aos significados que o esporte e as práticas corporais assumem na sociedade é fundamental para conseguir esses pontos.
Conteúdos
Como preparar os estudantes para a prova de Educação Física do Enem
Confira algumas das principais disciplinas da faculdade de Educação Física e saiba o que se estuda em cada uma delas:
Atividades de Educação Física
Caminhar, subir escadas, andar de bicicleta, trabalhar no jardim ou dançar são exemplos de atividade física. No entanto para ter benefícios para a saúde a atividade física deve ser moderada e realizada pelo menos durante 150 minutos por semana.
A educação física nos dias de hoje está ganhando bem mais força, o crescimento das academias e a busca por praticas esportivas é uma mudança notável nos últimos anos. Porém, ainda há muito a ser feito, pois a obesidade e o sedentarismo ainda está presente em boa parte das pessoas.
Resposta. Resposta: A educação física de antigamente era somente voltada ao esporte ou como elemento de patriotismo, no sentido de que os indivíduos que se dedicassem a esta área deveriam se manter atléticos para possíveis guerras entre países, dentro do militarismo.
Enquanto no Brasil Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas, o remo foi o principal esporte praticado no país até as primeiras décadas do século XX, quando foram introduzidas as modalidades de natação, basquete, tênis e futebol – populares até os dias de hoje.
Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia. ... A explicação do desenvolvimento do ser humano ficava restrita ainda aos processos fisiológicos e mecânicos.
A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. ... Adotadas novas concepções pedagógicas a educação física aproxima-se das matérias da área da saúde e assim vincula-se de vez ao social.
Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.
A Ed. Física Higienista é produto do pensamento liberal, principalmente no âmbito da escola,como “redentora da humanidade”. É uma concepção particularmente forte nos anos finais do Império e no período Primeira República (1889-1930). ... Para tal concepção, cabe à Ed.
O ensino da Educação Física era realizado por um professor normalista, com isso, as atividades realizadas em sua maioria eram de ginástica, além de exercícios com foco no militarismo. ... Portanto antigamente o ensino de ginástica, exercícios militares e jogos eram apresentados por um professor normalista.
Resposta. Em 1930 com as reformas de getulio Vargas a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do ministério da educação e cultura (MEC). A Educação Fisica obrigatória em todos os níveis escolares foi uma das formas do governo promover habitos higiênicos e de saúde entre a população.
Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.
Os conteúdos de educação física eram repetições mecânicas de gestos e movimentos. Na década de 60, com a introdução do Método Desportivo Generalizado, começou a haver uma certa confusão entre educação física e esporte. ... Para isso, foi criado o chamado "modelo piramidal", de que a educação física escolar seria a base.
A educação física caracteriza-se, na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, como disciplina ginástica, onde seus conteúdos apresentados são os métodos ginásticos, exercícios militares e jogos. Atividades, geralmente, realizadas em terrenos ao redor das escolas.
A partir do golpe militar de 1964, a Educação Física Escolar passou a ser uma ferramenta de propaganda do governo, o qual enfatizou a formação de turmas de treinamento para variadas modalidades esportivas, a preparação física e as competições.
As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia . ... A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada compõem a plataforma básica da Educação Física Militarista.
Preparação corporal específica dos jovens para o ideal de combate e de guerra, servir e defender a pátria (nacionalismo), aperfeiçoamento da raça, valorização do heroísmo, da virilidade, da coragem, da disciplina seriam apenas alguns aspectos que ilustrariam a Educação Física militarista.