- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
Daucus carota subsp. sativus
cor de laranja
Agora o vegetal pode ser encontrado nos tons branco, roxo, amarelo... Antes que essa dúvida passe pela sua cabeça, adiantamos: o alimento é 100% natural. Segundo a marca Mister Rabbit's Farm, que comercializa as minicenouras coloridas, há 5 mil anos os tons originais do vegetal eram roxo, vermelho, branco e amarelo.
Conheça 5 tipos de cenoura e as vantagens de cada um deles
Examinando a textura A palpação da cenoura em busca da textura normal é crucial para perceber se a mesma está boa ou estragada. Se a cenoura estiver mole, ou com zonas macias significa que a cenoura está desgastada. Até pode não estar completamente estragada mas é melhor não arriscar uma doença grave.
Para colorir o prato em lugar da cenoura, a melhor escolha é a abóbora. Os dois legumes são ricos nas vitaminas A e B6. Comer inhame ou batata doce em vez de batata inglesa pode deixar a refeição mais saudável.
A boa notícia para quem não gosta de verduras é que é possível sim substituí-las por outros alimentos. "O reino vegetal é rico em cores e sabores. Indico substituir por legumes como brócolis, abobrinha, berinjela, vagem, rabanete, tomate, cenoura, aipo, alho poró", diz.
O BRÓCOLIS pode ser substituído por couve-flor, couve e repolho, que agem contra o câncer. A COUVE pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre, aumentando as defesas do organismo. A MAÇÃ pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras.
A uva é o substituto típico, além do alho poró, cebola roxa e aspargo.
Se você não se importa muito com o sabor, pode substituir um tubérculo, como batata, nabo, rutabaga, cenoura, salsinha, raiz de aipo ou raiz de salsa.
Na minha opinião, as que mais funcionam no suco verde são: maçã, melão, banana, morango, abacaxi, laranja e mamão papaya.
Nada de coar o suco Ao passar o suco na peneira antes de beber você acaba retirando as fibras, responsáveis por promover sensação de saciedade e controlar a absorção de açúcar na corrente sanguínea.
Por exemplo, a ação bociogênica da couve pode interferir negativamente no metabolismo da tireoide. Por isso, pessoas com hipotireoidismo ou com histórico familiar da doença não devem consumir a verdura. “Pense no quanto de couve e de outros alimentos são utilizados na preparação do suco.
Couve: Rica em antioxidantes, o vegetal tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins. Além de prevenir o risco de derrame e ataque cardíaco.
Sucos detox podem ser ingeridos diariamente, mas – segundo a nutricionista Jordana Tavares – o ideal é alternar os ingredientes para que haja um rodízio de nutrientes no organismo.
O suco detox ajuda o organismo a eliminar as toxinas e a emagrecer. Outros benefícios do suco detox são a melhora do aspecto da pele e controle do apetite, pois as fibras presentes nos vegetais e na frutas promovem um efeito saciante ao organismo, reduzindo o consumo de alimentos em excesso.
Além de ajudar a limpar o organismo, o suco detox é altamente nutritivo e possui benefícios variáveis, a depender dos ingredientes utilizados em seu preparo, que podem funcionar como antioxidantes, acelerar o metabolismo, proteger o sistema imunológico e, até mesmo, melhorar a qualidade da pele e do cabelo.
Detox significa eliminação de determinadas toxinas e radicais livres do organismo. Uma dieta detox é diurética, nutritiva e desintoxicante proporciona eliminação dessas substâncias que não são facilmente excretadas pelo organismo.