Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.
Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. ... Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.
A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país.
Durante a leitura, a compreensão, o poder de síntese, o conhecimento, o desenvolvimento intelectual é aprimorado, e a cada leitura o conhecimento é expandido. Ou seja, o hábito de ler gera um poder de conhecimento muito grande para o leitor. Pela leitura, é possível viver experiências de vida, conhecer culturas.
Leitura profunda sincroniza seu cérebro Leitura e escrita ativam a área de Broca, que nos permite perceber ritmo e sintaxe; área de Wernicke, impactando nossa percepção das letras e significados; e o giro angular, que é responsável pela percepção e uso da linguagem.
9 hábitos que irão melhorar e inspirar sua escrita!
Além de estimular a criatividade, a leitura expande o vocabulário e o conhecimento estimulando a imaginação, de modo que o leitor enxergue o mundo de uma maneira diferente. Devido à falta de tempo, muitas pessoas acabam optando por outras atividades passando mais o seu tempo livre na internet do que com os livros.
Ao ler com frequência, você passa a ampliar seu conhecimento sobre diversos tipos de conteúdo, desde fatos reais até histórias de ficção. Com isso, você expande sua capacidade de compreensão e se torna capaz de trazer assuntos diferentes às conversas, o que provavelmente fará com que você se sinta mais criativo.
Lemos porque queremos entender a realidade de outro ponto de vista ou porque precisamos fugir dela por um momento para voltar mais lúcidos. Lemos livros de ficção porque queremos saber como os outros vivem, enfrentam os problemas, como vencem ou como sucumbem.
Uma vida não cabe num livro e há informações que não constam em nenhuma biografia e/ou autobiografia. O censor interno ou externo sempre estará à espreita. E, no entanto, lemos. ... Seres humanos assim são raros, por isso o relato das suas vidas nos atraem.
Ler protege a mente hoje e no futuro Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Ela destaca que inúmeras pesquisas comprovam o aumento das as conexões neurais durante a leitura.
Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
Leitura pode aumentar a inteligência. As pessoas que exibem fortes habilidades de leitura cedo na vida crescem para serem mais inteligentes. Essa foi a conclusão de um estudo publicado em 2014 que mediu o desenvolvimento cognitivo de 1.
Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel.
Reduz o estresse Até mesmo poucos minutos de leitura todos os dias são capazes aliviar a tensão dos músculos e reduzir a frequência cardíaca, diminuindo o nível de estresse. É por isso que muitas pessoas gostam de ler um bom livro antes de dormir.
6 dicas para ler mais
Eis os seus conselhos para ler mais livros:
Não é a hora do dia que torna uma leitura melhor, é a sua disponibilidade para imergir na história do livro. Particularmente, eu gosto de ler na hora de dormir, por ser um momento que estou mais relaxado para consumir o conteúdo do livro.
Como ler mais rápido?
Quatro jeitos simples de arranjar tempo para ler
9 Dicas de como absorver o máximo de conhecimento dos livros
Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido. Entretanto, o contrário não acontece: ler 20 páginas hoje não permite que você não leia no dia seguinte.
11 estratégias para uma leitura eficaz
Melhores dicas para interpretar qualquer texto
Mantenha uma coleção pessoal de aforismos, passagens e citações. Depois de terminar de ler o livro, é melhor não deixar todo o conhecimento acumulado ali, naquelas mesmas páginas. É preciso desenvolver um sistema para capturar passagens significativas, boas citações e ideias importantes surgidas durante a leitura.