A cada 1 porção de carne (total de 90g), deve-se considerar 15g de cho. Explicação: 90g de carne = 25g de proteína, pensando que 60% dessa proteína é convertida em glicose, 25 x 0,6 = 15g cho. Esta conversão é indicada quando o paciente consumir acima de 1 porção de carne.
Exemplo prático de contagem de hidratos de carbono
A conta é simples: 40% de suas calorias são dedicados a sua ingestão de carboidratos. 2.
Entretanto, portadores de diabetes podem ter benefícios limitando a ingesta de carboidratos a não mais que 200 gramas de carboidratos por dia, lembrando que essa meta pode ser individualizada de acordo com a recomendação do especialista”, informa Daniele.
Para uma dieta ser considerada Low Carb (com baixa quantidade de carboidrato) é permitido o consumo de até 130 gramas por dia do nutriente na alimentação.
No almoço, o prato deve ter até 560 calorias de carboidratos. Pode misturar macarrão, arroz, feijão desde que, juntos, não ultrapassem quatro colheres de sopa. Complete com 140 calorias de proteínas, encontradas em cerca de 150 gramas de carne vermelha, peixe, frango ou em um ovo.
Eliminado da dieta os carboidratos refinados pode-se manter entre 100 a 150g por dia de carboidratos saudáveis (batata, cenoura, legumes - raízes e tubérculos) para a manutenção de peso e menos de 100g/dia para perda. Abaixo de 50g ocorre a queima de gordura acelerada.
Jantar: 300 calorias: 140 gramas de proteínas, 30 gramas de carboidratos e 150 gramas de vitaminas. Ceia: 100 calorias: 100 gramas de alimentos ricos vitaminas. Vitaminas: frutas, legumes e verduras. Proteína animal: carnes, leite, ovos, iogurte e outros.
Emagrecer: 3 alimentos que você não deve comer
A nutricionista recomenda substituir apenas uma refeição do dia pelo shake, de preferência o lanche da manhã, o lanche da tarde ou o jantar. Segundo o endocrinologista carioca Tércio Rocha, também é válido ingerir um copo do shake 15 minutos antes do almoço para diminuir o apetite.