O líquor ou líquido cefalorraquidiano (LCR) é a substância que circula nos ventrículos (cavidades) e no espaço subaracnóideo, entre a meninge aracnóide e a meninge pia-máter, sendo responsável pela proteção mecânico-físico (amortecedor) do encéfalo e da medula espinhal.
Para que serve esse exame? Sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas.
Através das aberturas medianas e laterais do IV ventrículo, o liquor passa para o espaço subaracnoideo, sendo reabsorvido principalmente pelas granulações aracnoideas que se projetam para o interior da dura-máter. ... A circulação do liquor é extremamente lenta e são ainda discutidos os fatores que a determinam.
Elas fazem a separação do órgão da caixa craniana. Em um adulto, o encéfalo pode ser dividido em quatro regiões: Tronco encefálico, o cerebelo, o diencéfalo e o cérebro.
Aí o líquor é ativamente secretado pelas células do plexo coróide, em particular no interior dos ventrículos laterais. ... O líquor é absorvido em grande parte nos seios durais, onde as vilosidades aracnóideas projetam-se para o interior do espaço dural (da dura-máter) e para as veias espinhais.
Características do líquido Cefalorraquidiano É produzido nos plexos coroides dos ventrículos cerebrais e no epitélio ependimário, sendo que 70% do LCR é derivado de filtração passiva do sangue e secreção através do plexo coroide. As duas principais funções do LCR são relacionadas à homeostase: proteção e circulação.
O cérebro é divido em dois hemisférios, o lado esquerdo e o direito. Assim, as duas metades cerebrais são responsáveis por desempenhar funções diferentes. Além disso, os lados cerebrais controlam as partes opostas do corpo. Ou seja, o lado esquerdo controla os estímulos do lado direito e vice-versa.
Produzido pelo plexo coroide e pelo epitélio dos ventrículos e espaço subaracnoide, o líquido flui dos ventrícuos através dos forames laterais e medial, preenchendo as superfícies cerebrais e espinhais dentro deste espaço.
O Espaço subaracnóideo é o espaço que existe normalmente entre o aracnóide e a pia-máter, que é preenchida pelo Líquido cerebrospinal. Normalmente, a dura-máter está anexada ao crânio, ou aos ossos do canal vertebral na medula espinhal.
Comar et al. relataram os valores de referência de acordo com a idade, classificando como valor normal de punção lombar em RN de 15 mg/dL-100 mg/dL (Tabela 2).
TABELA DE EXAMES
Quais os tipos de biópsia existem?
Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.
Existem diferentes tipos de biópsias: Biópsia excisional ou incisional. Este é o tipo mais comum de biópsia, quando existe uma suspeita de linfoma. Neste procedimento, o cirurgião faz uma incisão na pele e remove todo o linfonodo (biópsia excisional) ou apenas uma pequena parte dele (incisional).
Os linfomas não Hodgins de baixo grau crescem extremamente devagar, ou seja, dobram de tamanho em seis meses, um ano; Os linfomas de alto grau são de crescimento rápido e dobram de tamanho em dois ou três dias; Os linfomas de grau intermediário dobram de tamanho em um mês, um mês e pouquinho.
O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático se transforma, começa a se dividir desordenadamente, e se espalha pelo organismo.
Qual exame detecta o Linfoma de Hodgkin?
Esses são três dos subtipos de linfoma não-Hodgkin. O linfoma de Burkitt e linfoblástico são considerados agressivos, pois apresentam um rápido crescimento.